Os Benefícios do Shiatsu
O Shiatsu é um tipo de massagem de origem japonesa que tem o intuito de estabelecer uma sintonia entre todos os órgãos e o próprio corpo. Seu nome quer dizer “pressão com os dedos”, e apesar do nome, o Shiatsu é feito também com a pressão dos cotovelos, joelhos e mãos sobre os pontos de chacra da acupuntura.

Os praticantes desta arte acreditam em uma força vital que vem do interior do ser humano chamado KI que circula por meridianos interligados por todo corpo. Cada meridiano está ligado a um órgão ou função do organismo e por eles circulam o KI e podem ser conectados aos “pontos de acupuntura” ou “Tsubôs” como é chamado pelos japoneses.

Qual o objetivo do Shiatsu
O Shiatsu tem como objetivo tratar a causa do problema em si. Como na maioria dos casos o problema tem uma causa muito complexa exige-se uma maior familiarização com o paciente, tendo que estender a técnica de Shiatsu por todo o corpo.
Pela teoria do Shiatsu o problema é originado pela falta ou excesso de KI no organismo.
O que se trata com o Shiatsu
Por ser uma prática terapêutica sem contra indicações o Shiatsu é utilizado para tratar muitos tipos de problemas que afetam principalmente pessoas com stress. É muito eficaz para tratamento de problemas simples como queimação no estômago, baixa autoestima e até mesmo problemas psicossomáticos com depressão.
Porém, o Shiatsu não pode ser utilizado como único tratamento para determinadas doenças: inflamações, doenças contagiosas ou até câncer. Mas pode atuar como um grande aliado na recuperação destes casos.
É importante salientar que a partir do terceiro mês de gestação não é conveniente que a gestante faça o Shiatsu, pois há pontos de “Tsubôs” que são contra indicados nestes casos.
Falta ou excesso de KI
Com o passar do tempo o profissional que aplica o Shiatsu passa a reconhecer se o problema é falta ou excesso de KI no organismo com o toque em diferentes extremidades do corpo. Por isso a procura por um profissional experiente é o mais adequado nessa hora.
Quais os elementos do Shiatsu
No Shiatsu não são utilizados nenhum aparelho especial e também não são utilizados óleos como na massagem convencional. Somente são utilizadas as partes do corpo que pressionam e comprimem os pontos de chacra ou acupuntura: dedos, mãos, cotovelos e joelhos.
É importante que a pessoa que aplica o Shiatsu esteja com vestimenta larga e confortável assim como o cliente, o ambiente também seja confortável e tranquilo, lembrando ainda que quanto maior a frequência nas seções de Shiatsu melhor será o resultado.
Pingback: Acupuntura - aprenda como funciona e em que casos é indicada! | Corpo e Estética