BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Osteoporose: 7 dicas incríveis para evitar

A Osteoporose é a perda da massa óssea, que vai ocorrendo conforme vamos envelhecendo, é uma doença grave que pode causar vários danos à saúde como a diminuição da absorção de cálcio e de minerais. As mulheres é que são as mais prejudicadas principalmente na fase pós-menopausa causada pela ausência do hormônio feminino chamado de “Estrogênio”. A Osteoporose é uma das maiores causadoras de fraturas e quedas em idosos. Mas todo este problema poderia ser evitado se durante toda a nossa vida cuidássemos da saúde dos nossos ossos, inserindo os alimentos ricos em cálcio.

Osteoporose: 7 dicas incríveis para evitar (Foto: Divulgação)

Quais são os principais sintomas da osteoporose?

Os sintomas geralmente aparecem quando a pessoa esta com uma idade mais avançada, as fraturas e quedas frequentes, são um forte indicio de que alguma coisa está errada com os ossos. Mas além deste sintoma ainda podem surgir outros sintomas no nosso corpo que devemos estar atentos como: desenvolvimento de outras doenças como a pneumonia, dores crônicas por todo o corpo, problemas gastrointestinais e respiratórios desenvolvido após fraturas nas vértebras, deformidades e o encolhimento do corpo.

Osteoporose: 7 dicas incríveis para evitar (Foto: Divulgação)

Quais são as principais causas da osteoporose?

Entre os principais fatores de risco para que no futuro possamos desenvolver osteoporose estão: vida sedentária, o baixo consumo de cálcio ou vitamina D, fumo e bebida alcoólica, o consumo do refrigerante, histórico familiar da doença, medicamento usados para o hormônio tireoidiano, heparina, glocorticoides e anticonvulsivos. Outras doenças podem facilitar o aparecimento da osteoporose como: linfoma, leucemia, diabetes e artrite reumatoide.

Osteoporose: 7 dicas incríveis para evitar (Foto: Divulgação)

Quais são as dicas para evitar a osteoporose?

Algumas pequenas ações durante a vida podem evitar que na velhice se tenha a osteoporose veja a seguir:


-Ter uma alimentação balanceada é uma das principais dicas, os vegetais como o brócolis, espinafre, couve e outros com a cor verde escuro são especialmente ricos em cálcio;

-Uma dieta equilibrada deve conter também a vitamina D, que pode ser encontrada em ovos, suco de laranja e na exposição adequada ao sol.

-O feijão além ser rico em proteínas também é rico em cálcio. Para se ter uma noção uma xícara de feijão cozido contem 154 mg de cálcio, então vamos comer bastante feijão, não vai ser nenhum sacrifício, principalmente para nos Brasileiros que adoramos comer feijão.

-Aveia também é rica em cálcio, uma xícara de farinha de aveia possui 150 mg de cálcio. O seu consumo pode ser junto com o iogurte ou mesmo adicionado ao seu pão.

-Não pode faltar o mais famoso alimento rico em cálcio, que é o leite. Para quem é intolerante à lactose, pode substituir o leite de vaca por leite de soja, o efeito será o mesmo.

-Evitar beber refrigerantes, pois o seu consumo em excesso aumenta os níveis de fosfato no sangue que pode ser prejudicial aos ossos impedindo a absorção de cálcio no organismo.

-Consumir alimentos enriquecidos com cálcio como o leite de soja, suco de laranja, cereais matinais, barras de cereais enriquecido com cálcio, leite de amêndoa, leite de arroz e suco de cranberry.

Mude os seus hábitos de alimentação, isto às vezes parece bobagem, mas na verdade é uma das únicas formas de envelhecer com saúde. Previna-se! E tenha uma velhice mais feliz!

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *