Osteoporose: sintomas, como cuidar e mais!
Osteoporose é uma doença que acomete os ossos, uma doença metabólica e sistêmica. A doença é definida como a perda acelerada da massa óssea, que ocorre sempre durante o envelhecimento, os índices dessa doença aumenta a cada ano. Essa doença acaba provocando a diminuição de absorção de minerais e cálcio no nosso organismo, a doença geralmente acomete todos os ossos, e geralmente o público alvo da doença são mulheres, afetando uma em cada três.

Entenda mais sobre a osteoporose
Algumas pessoas não entendem muito bem porque a osteoporose acontece, isso ocorre devido a que o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente, ou ainda quando muito material dos ossos antigos e velhos é reabsorvido pelo corpo, às vezes pode ocorrer os dois
Se os ossos não estão se renovando como na verdade deveriam, eles vão ficando mais fracos a cada dia, e acabando se tornando sujeitos às mais diversas fraturas.

Causas e fatores de risco para a osteoporose
Existe uma série de causas devido ao aparecimento da osteoporose e fatores de risco que podem influenciar nisso, também existem alguns cuidados e hábitos que podem evitar e tratar a osteoporose.
As principais causas da doença são o sedentarismo, a baixa exposição solar, o uso excessivo do álcool e cigarro, genética, ou seja, casos de osteoporose no histórico familiar podem influenciar no surgimento da doença, uma dieta muito deficiente de vitamina D e também de cálcio, alguns medicamentos que contenham hormônio tireoidiano, baixo peso corporal e ainda algumas doenças como:
* Doenças reumáticas;
* Doenças inflamatórias intestinais;
* Diabetes;
* Doenças renais;
* Entre algumas outras.

Principais sintomas da osteoporose
Infelizmente todas as doenças acabam remetendo os pacientes a sintomas indesejáveis e geralmente super inconvenientes, não se desanime, pois existem tratamentos e até métodos caseiros para a osteoporose, mas os principais sintomas podem ser:
* Dores na região lombar devido as fraturas na coluna vertebral;
* Dores na região cervical devido as fraturas na coluna vertebral;
* Muita sensibilidade óssea;
* Postura muito curvada;
* Encolhimento;
* Dores crônicas espalhadas pelo corpo;
* Deformidades nas áreas afetadas;
* Desenvolvimento de outras doenças;
* Perda na qualidade de vida;
* Entre outros sintomas do tipo.

Diagnóstico da osteoporose
A doença geralmente surge de forma silenciosa e gradativa, os sintomas não são muito perceptíveis e o diagnóstico é dado, geralmente, a partir da primeira queda ou dores fortes. Existe um exame, chamado densitometria óssea, que consiste em medir a densidade mineral do osso da coluna lombar e no fêmur, e é o principal método de diagnosticar a doença.

Hábitos de prevenção a osteoporose
É claro que alguns hábitos podem prevenir, ou pelo menos retardam, o aparecimento da osteoporose, não são hábitos elaborados ou difíceis de serem executados, são todos muito simples como por exemplo seguir uma dieta mais balanceada, com as quantidades ideais de cálcio e vitamina D, praticar exercícios regularmente para exercitar os ossos e manter a saúde deles.
Ainda existem outros hábitos simples como evitar fumar, evitar também consumir álcool em excesso, fazer anualmente a densitometria óssea a partir dos 50 anos de idade, fazer a reposição hormonal quando for indicado por um profissional.
Tratamento para a osteoporose
Nenhum tratamento para a osteoporose irá reverter a perda óssea completamente, já que a doença é difícil de diagnosticar e é diagnosticada apenas após a instalação completa da doença, por esse motivo a melhor dica é apostar nos hábitos preventivos que retardam o aparecimento da osteoporose, como os citados acima.
Conclusão
Se notar algum dos sintomas procure imediatamente um médico, pois a melhor forma de tratar a doença é descobrindo o mais cedo possível! Se você, além dos ossos também deseja cuidar dos cabelos, sugiro a leitura do texto sobre o viva hair que é bem legal.