BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Pedra nos Rins sintomas, causas e tratamento

Pedra nos rins é um problema muito comum, também conhecido como cálculo renal. Milhares de pessoas acabam desenvolvendo esse problema ao longo da vida, podendo ter até mais de uma vez. Existe mais de um tipo de cálculo renal, sendo preciso conhecer suas características para que você possa buscar ajuda médica o mais rápido possível. Veja mais a seguir!

Pedra nos Rins o que é?

A pedra nos rins, como o nome sugere, é uma massa sólida formada por cristais que podem ser encontrados nos rins e em qualquer outro órgão do trato urinário. Esses cristais nada mais são do que as pedras, podendo ser bem pequenos ou grandes. Os cálculos renais de cálcio é um dos tipos mais comuns, sendo mais comum nos homens e surgindo entre os 20 e 30 anos.

Pedra nos Rins
Pedra nos Rins. Imagem:divulgação

Geralmente surge após algum tratamento em que o indivíduo ingere bastante cálcio. Há também o cálculo renal de estruvita, mais comum em mulheres com infecção do trato urinário. Podem crescer bastante e acabar bloqueando o rim e a bexiga.

Pedra nos Rins sintomas

Geralmente os cálculos não geram sintomas porque ficam dentro do rim, mas quando fizerem algum movimento para obstruírem o ureter, poderão gerar alguns sintomas e então serem diagnosticados. Geralmente o principal sintoma é a dor intensa, mas ela pode vir acompanhada de náuseas e vômitos, ardência para urinar, sangue na urina e também de vontade de ir ao banheiro mais vezes.

Pode ocorrer ainda do indivíduo sentir vontade de evacuar, mas nada sair. A dor lombar é variável e pode irradiar para o flanco e também para a região genital.

Pedra nos Rins causas

As pedras nos rins ocorrem quando a nossa urina possui quantidades inadequadas de algumas substâncias como o cálcio, ácido úrico ou até mesmo oxalato.

Pedra nos Rins
Pedra nos Rins. Imagem:divulgação

Ela também pode ocorrer quando há uma diminuição na quantidade de determinados fatores que são responsáveis por impedir a aglomeração dos cristais. Quando não há esses fatores, essas substâncias formam os cristais que, posteriormente, se transformam em pedras.

Pedra nos Rins tratamento

O tratamento aplicado sempre dependerá do local em que as pedras se encontram, assim como de acordo com seu tamanho e dos sintomas que foram apresentados. Se as pedras forem pequenas e o indivíduo não sofrer com sintomas, pode apenas ser indicado beber bastante líquido para que as pedras sejam eliminadas pela urina e uso de analgésico para aliviar os sintomas como dor intensa.


No caso de pedras maiores, pode ser indicado outras técnicas, visto que elas não podem ser extraídas por conta própria.

Pedra nos Rins
Pedra nos Rins. Imagem:divulgação

Pedra nos Rins cirurgia

Em muitos casos a cirurgia é a melhor solução para a pedra nos rins. A cirurgia de glândulas paratireoides irá ajudar a regular a produção do cálcio nessa região, eliminando assim as pedras nos rins.

Pedra nos Rins na gravidez

Se uma grávida é diagnosticada com pedra nos rins, significa que ela está com o problema desde antes da gestação, mas os sintomas surgiram agora pois o rim se dilata na gestação, liberando todos os cálculos lá presentes. O mais indicado, nesses casos, é seguir as recomendações médicas.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *