Peso ideal: do que se trata? Como calcular o seu?

Será que você realmente está fora do peso? Vamos explicar tudo sobre peso ideal e como calcular o seu

Você já elogiou uma mulher ou até mesmo foi elogiada e a reposta ao galanteio foi: “Ainda preciso perder 2kg”, isso quando elas são modestas. Identificou-se? A maioria das mulheres nunca está satisfeita com o peso, embora estejam com belas medidas sempre querem buscar algo melhor, ou seja, querem engordar ou emagrecer. Mas você sabia que existe o peso ideal para cada pessoa? Pois bem, vamos deixar de delongas e explicar – como dizia minha mãe – “tim tim por tim tim”, tudo sobre peso ideal, como calcular o seu e é claro, vamos descobrir afinal se você está ou não com o corpinho em dia.

O que é peso ideal?

peso ideal

Criado por Lambert Adolphe no final do século XIX, o Índice de massa corporal é uma medida internacional utilizada para calcular o seu peso ideal. A partir de dados como peso e altura o cálculo avalia seu nível de gordura e através de uma tabela criada pela Organização Mundial de Saúde indica sua situação atual, entre parâmetros como abaixo do peso e obesidade. Embora a fórmula seja na sua maioria precisa, devem ser levados em consideração alguns fatores: Para atletas, é bem provável que ao realizar o cálculo o resultado dê sobrepeso, mesmo a pessoa estando no peso ideal, uma vez que, o peso dessas pessoas consista em grande parte por massa muscular ao invés de gordura. O IMC para crianças também é diferente, existe uma tabela especial para elas que mostramos mais adiante.

Como calcular?

Calcular é ainda mais fácil e, além disso, na internet existem centenas de sites especialistas nisso. Bom, o cálculo é simples, basta dividir seu peso pela sua altura ao quadrado (altura x altura). Por exemplo: Se uma pessoa pesa 80 kg e sua altura é de 1,75, seu IMC será de 26,1 de acordo com à tabela da OMS, veja:

Menos 18,5 – Abaixo do peso

18,5 – 24,9 – Normal

25,0 – 29,9 – Excesso de peso

30,0 – 34,9 – Obesidade Leve (Grau I)

35,0 – 39,9 – Obesidade Severa (Grau II)

Mais 40,0 – Obesidade Mórbida (Grau III)

Então segundo nosso exemplo a pessoa está com excesso de peso.

Mas a melhor parte é que você não precisa calcular isso manualmente. Veja alguns links que calculam automaticamente para você.

http://saude.ig.com.br/calculadoraimc/

http://drauziovarella.com.br/obesidade/imc/

http://www.terra.com.br/saude/infograficos/imc/

Nesses links basta você colocar sua altura e depois seu peso e ele te dará o resultado na hora. O último link eu achei bem interessante, pois ele mostra as proporções do seu corpo. No lado esquerdo você seleciona sua altura e na parte superior da tela você seleciona o peso.

Para avaliar o IMC de crianças e adolescentes você pode fazer o cálculo nos links acima e utilizar a tabela a seguir:

http://www.calculoimc.com.br/imc-infantil/

 

Agora que você já sabe seu peso ideal é hora de deixar de paranoias ou se cuidar. Pessoas que já estão na faixa de sobrepeso e obesidade estão correndo grande risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. Logo, emagrecer não é só questão de estética, é também cuidar de sua saúde e da saúde de quem você ama.

 

Gostou do artigo de hoje? Aproveite para calcular o IMC da família todo e fazer com que todos comecem a se preocupar com a saúde. Você também pode deixar suas dúvidas e sugestões, estamos esperando. Até mais leitores!

Jessyka

Jéssyka Saquetto é Redatora Web, estudante de jornalismo e uma aficcionada pela escrita. Além do Corpo & Estética ela vive agindo e produzindo por aí em vários outros sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.