BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Piolhos (Pediculose): veja como evitar e tratar

Quem nunca teve piolho na infância ou na adolescência que atire a primeira pedra. Ele é um parasita que se instala em nosso corpo de duas maneiras – veremos mais pra frente – e trás um transtorno para nossa saúde.

Eles podem atormentar a vida de qualquer pessoa, não só das crianças. O que poucos sabem é que existem 3 tipos diferentes e vários tipos de transmissões. Aqui vamos te ajudar á ter mais conhecimento sobre esse assunto e também a como evita-los.

Piolhos (Pediculose): veja como evitar e tratar (Foto: Divulgação)
Piolhos (Pediculose): veja como evitar e tratar (Foto: Divulgação)

Os 3 tipos de Piolhos

O mais conhecido de todos é aquele Piolho do couro cabeludo, também é o mais comum. Ele vive em nossa cabeça, provocando coceira e feridas em nosso couro cabeludo.

Também existem os Piolhos do corpo que costumam viver em roupas, lençóis e edredons. Eles aparecem quando não há presença de higiene, ou seja, caso você não troque sua roupa de cama, ou não as lave bem.

Piolhos pubianos são os menos comuns, também podem ser chamados de caranguejos, eles vivem em nossa pele e nos pelos púbicos.

Piolhos (Pediculose): veja como evitar e tratar (Foto: Divulgação)
Piolhos (Pediculose): veja como evitar e tratar (Foto: Divulgação)

Maneiras de contrair Piolho

São várias maneiras para contrair o piolho, através de simples contato com alguém que tenha o estrago já está feito! Abaixo vamos relatar todas as maneiras possíveis de alguém contrai-lo.

– Contato com alguém que já tenha piolho. Isso acontece muito entre famílias que moram juntas;

– Guardar roupas e outros objetos que estejam com piolho sem lavá-las faz com que ele se espalhe pela casa e pelo seu corpo;

– Compartilhar roupas, objetos, entre outros com amigos, conhecidos e até mesmo gente da família. Caso empreste, lave e limpe depois;

– O último tipo de piolho você pode contrair caso tenha alguma relação sexual com alguém que já tenha;

Piolhos (Pediculose): veja como evitar e tratar (Foto: Divulgação)
Piolhos (Pediculose): veja como evitar e tratar (Foto: Divulgação)

Sintomas do Piolho


O principal sintoma é a coceira, depois vem a sensação de cócegas no cabelo, a presença de lêndeas nos fios dos cabelos e por fim, algumas manchas vermelhas no couro cabeludo e no corpo.

Tome cuidado para não confundir as lêndeas que são os ovos dos piolhos com caspa, são muito parecidas. A diferença é que a caspa você consegue tirar facilmente, a lêndea não.

Como tratar o Piolho

Para tratamentos contra piolhos você pode usar xampus que contenham permetrina, não é necessária receita médica para compra-los. Você também pode usar xampu medicinal, basta lavar e secar o cabelo, adicionar o xampu por 10 minutos e depois lavar de novo. Caso nada disso resolva o certo é ir ao médico para que ele possa te indicar um remédio mais forte.

Outra forma para tratar é removendo as lêndeas com pentes específicos para isso. Prefira os pentes com dente de metal, eles são mais eficazes para remover. Você pode fazer isso toda a semana e conciliar com o uso do xampu, para acabar de vez com eles.

 

Como prevenir o Piolho

Quando se é criança, fica mais difícil evitar a proliferação dos piolhos. Isso porque elas sempre estão em ambientes escolares com outras crianças, o que facilita a transmissão, por isso que nessa fase é mais comum e também não quer dizer falta de higiene ou outra coisa. O papel dos pais é limpar bem os objetos e manter a higienização de seus filhos.

Na fase adulta, mantenha seus pertences sempre limpos para que os piolhos não possam se espalhar.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *