Pirâmide Alimentar: o que é? Como usar?

A pirâmide alimentar surgiu nos Estados Unidos há anos atrás e desde então é usada para criar dietas balanceadas e saudáveis. Ela deve ser usada na hora de verificar os alimentos mais importantes que devemos consumir todos os dias e também para descobrirmos quantas porções são necessárias para manter-nos saudáveis. A pirâmide alimentar é dividida em quatro grupos e cada um possui uma gama de alimentos que devemos comer diariamente. Depois de conhecer a pirâmide juntamente com todos os seus grupos, você verá como é fácil usá-la.

Pirâmide Alimentar: o que é? Como usar? (Foto: Divulgação)
Pirâmide Alimentar: o que é? Como usar? (Foto: Divulgação)

Entenda como usar a pirâmide alimentar

Através de um gráfico, a pirâmide alimentar nos mostra os alimentos mais importantes para a nossa saúde e a quantidade de porções necessárias destes diariamente. Tudo pode ser conferido de acordo com a posição de cada grupo, sendo os mais importantes aqueles que estão na base. Os alimentos que estão no topo da pirâmide devem ser consumidos cautelosamente, pois são os mais perigosos e podem ajudar no ganho de peso.

A pirâmide serve como uma base para a criação da sua dieta balanceada, ao consumir todos os alimentos presentes nele nas quantidades indicadas você estará mantendo o seu peso e a qualidade da sua alimentação. Mas você deve tomar cuidado na hora de montar o seu cardápio com base nela: ainda que os alimentos da base sejam os mais importantes, muitos deles também possuem calorias altas, por isso é necessário saber escolher o alimento ideal, como os integrais.

Pirâmide Alimentar: o que é? Como usar? (Foto: Divulgação)
Pirâmide Alimentar: o que é? Como usar? (Foto: Divulgação)

Grupos da pirâmide alimentar

A pirâmide é dividida em quatro grupos, o primeiro deles está presente na base e por isso deve ser consumido ao longo do dia. Esse grupo recebe o nome de “Energéticos”, pois é composto de carboidratos e como o próprio nome diz, é responsável por nos dar energia durante o dia a dia. Nesse grupo estão os cereais, os pães, as massas, as raízes e os tubérculos. A recomendação é ingerir entre 5 e 9 porções desse grupo por dia.

O segundo grupo são os “Reguladores”, situados acima do grupo anterior. Eles são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e para prevenir doenças. Nesse grupo estão presentes as frutas e as hortaliças. A recomendação é ingerir entre 3 e 5 porções de frutas e entre 4 e 5 porções de hortaliças. O terceiro grupo é chamado de “Construtores” e possui alimentos que são fontes de proteínas. Nesse grupo contém alimentos como o leite e seus derivados (até 3 porções por dia), as carnes, os ovos e as leguminosas (entre 1 e 2 porções por dia).

O último grupo da pirâmide que está situado no topo recebe o nome de “Energéticos Extras”. Esse grupo deve ser consumido com muita cautela, pois podem fazer mal à saúde, além de aumentar o peso. Nele é possível encontrar os óleos e gorduras e os açúcares e doces. Estes devem ser consumidos de 1 a 2 porções por dia.

Pirâmide Alimentar: o que é? Como usar? (Foto: Divulgação)
Pirâmide Alimentar: o que é? Como usar? (Foto: Divulgação)

Pirâmide Alimentar para uma vida mais saudável

A melhor maneira de iniciar uma dieta é tendo como base esse método. No entanto, é necessário definir o que você vai comer e conhecer as calorias de cada alimento para não acabar extrapolando. A recomendação é que você procure um nutricionista para criar a sua dieta, dessa forma ele indicará apenas alimentos não calóricos e você poderá emagrecer e se reeducar.

Gostaram das dicas?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

 

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

3 thoughts on “Pirâmide Alimentar: o que é? Como usar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.