Pistache: veja como faz bem para a saúde!

Você já conhece o Pistache? Ele é uma oleaginosa que tem a forma de uma castanha que fica dentro de uma concha. Eles são usados em vários pratos culinários e em receitas diversas, mas garanto que você não sabe como esse pequeno alimento faz bem para a saúde.

Pistache: veja como faz bem para a saúde! (Foto: Divulgação)
Pistache: veja como faz bem para a saúde! (Foto: Divulgação)

Pistache faz muito bem para a saúde

O Pistache é rico em nutrientes, ácidos graxos que melhoram a saúde cardiovascular e vários fitoquímicos. Ele possui uma cor verde e roxa porque possui luteína e antocianina em sua composição. Entre as demais castanhas existentes, é o Pistache que possui maior teor de potássio, vitamina K, carotenóides e fitosteróis.

Comer essa oleaginosa todos os dias ou incluí-la em sua dieta lhe fornece muita energia, mas é bom tomar cuidado e ir devagar: apenas 100 gramas de pistache contêm 570 calorias!

Pistache: veja como faz bem para a saúde! (Foto: Divulgação)
Pistache: veja como faz bem para a saúde! (Foto: Divulgação)

Conheça os benefícios do Pistache

O Pistache é ótimo para a saúde do coração e muito indicado para pessoas com problemas cardíacos. Ele ajuda a diminuir o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom, possui gorduras boas e ácidos graxos monoinsaturados que agem como antioxidantes. Por não conter sódio, ele é completamente saudável e indicado para quem sofre de problemas do coração. A vitamina E, a vitamina A e a luteína diminuem o acúmulo de placas nas artérias.

Por ser rico em antioxidante, carotenos e vitamina E, o pistache pode ser útil na proteção do organismo contra os radicais livres. Câncer de pele, próstata e cancro do pulmão podem ser evitados com o consumo regulado de pistache.

O Pistache também é rico em vitamina B6 que ajuda a formar ácidos aminados que atuam como neurotransmissores. A vitamina B6 também sintetiza a substância mielina conhecida por isolar a fibra nervosa para que o transporte de sinais nervosos seja adequado.

Os antioxidantes presentes nele ajudam a proteger a pele de radiações solares e a vitamina E protege as membranas celulares. Com a presença de muitas fibras alimentares na composição, o Pistache ainda ajuda na melhor digestão e no crescimento de bactérias benéficas.

Pistache: veja como faz bem para a saúde! (Foto: Divulgação)
Pistache: veja como faz bem para a saúde! (Foto: Divulgação)

Receitas com o Pistache

Gostou do Pistache? Quer aproveitar todos os benefícios que ele oferece para a saúde? Veja a seguir algumas receitas fáceis e rápidas de preparar com ele!

Brigadeiro de Pistache: pegue 1 lata de leite condensado, 1 caixa de creme de leite, 25 gramas de leite em pó, 50 gramas de pistache triturado, 20 gramas de pasta de pistache e mais um pouco de pistache triturado para fazer a decoração.

Em uma panela coloque o leite condensado, o creme de leite, o leite em pó e o pistache triturado. Mexa até desgrudar do fundo da panela, retire do fogo e adicione a pasta de pistache. Deixe esfriando, faça as bolinhas e cubra-as com o resto do pistache triturado.

Mousse de Pistache: pegue ½ xícara de pistache sem sal picado, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 3 claras de ovo e 1 colher de sopa de manteiga. Separe o soro do creme de leite levando-o ao congelador. Coloque em uma panela o pistache, o leite condensado e a manteiga. Mexa até chegar ao ponto do brigadeiro, deixe esfriando e bata as claras em neve. Misture o creme de leite no brigadeiro, misture as claras e deixa na geladeira por 2 horas.

Gostaram das dicas?

Para quem quer mais energia e vigor em sua vida, sugiro a leitura do artigo sobre o maxatin que é bem legal!

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *