Prednisona: indicações e como atua

Conheça tudo sobre a prednisona: efeitos, como funciona, e onde comprar mais barato!

A Prednisona é um tipo de corticoide derivada do hormônio cortisol feito em laboratório para uso médico. Ela faz parte de um grupo para tratar processos inflamatórios da pele, ossos e músculos, e também funciona como um antialérgico e antirreumático.

Prednisona: indicações e como atua (Foto: Divulgação)
Prednisona: indicações e como atua (Foto: Divulgação)

Para que serve a Prednisona

A Prednisona é um potente corticoide sintético que tem como função tratar inflamações graves provocadas por doenças endócrinas, dos ossos e dos músculos, da pele, alergias, doenças oftálmicas, do sangue e tumores.

O hormônio usado para fabricar esse corticoide se chama cortisol e é muito importante para o funcionamento do nosso organismo.

 

Prednisona: conheça mais um pouco sobre o cortisol

O cortisol é um hormônio produzido pelo nosso organismo essencial para a nossa saúde, tendo ação no metabolismo da glicose, nas funções metabólicas do organismo, na cicatrização, em nosso sistema imune, nas funções cardíacas, no controle de nosso crescimento e em outras funções.

O cortisol tem sua produção elevada quando o nosso corpo está em um estado de estresse físico, nos casos de traumatismos, infecções e também cirurgias. Por isso, ele leva o nome de hormônio do estresse.

Além de atuar em várias áreas do nosso corpo, o cortisol aumenta a glicose e a energia, aumenta a pressão arterial, o tônus cardíaco e ainda prepara o organismo para combater insultos.

Como usar a Prednisona

Há três maneiras de usar a Prednisona: comprimidos, injeções e gotas. Ela deve ser usada apenas por recomendação médica, de acordo com a doença e sua necessidade. Em adultos, a dose pode variar de 5 a 60 mg por dia, iniciando com doses baixas e aumentando gradativamente. Em crianças, a dose pode ser de 0,14 a 2 mg por kg por dia, seguindo o mesmo método.

Se você optar por injeção, ela deve ser aplicada apenas pelo médico ou por um enfermeiro.

Efeitos Colaterais e Contraindicações da Prednisona

Mesmo sendo útil contra várias doenças e ainda auxiliando em nosso organismo, você deve ficar atento aos efeitos colaterais da Prednisona. O seu uso pode provocar aumento da pressão, por causa da retenção de líquido e sódio, além de fraqueza, distensão do estômago e alterações da pele. Se usada por um longo período, pode provocar cataratas e glaucoma.

Você também deve ficar atento às contraindicações da Prednisona: mulheres grávidas, mulheres que estão amamentando, pessoas com infecção fúngicas sistêmica, hipersensibilidade a corticosteroide e infecção viral ou bacteriana não podem usar o medicamento.

Doenças tratadas com Prednisona

A Prednisona e os demais corticoides são úteis contra várias doenças, podendo ser usados para tratar inflamações, alergias e demais doenças envolvendo a nossa imunidade. Entre as doenças que podem ser tratadas com esses medicamentos, podemos citar: asma, esclerose múltipla, alergias, hepatite autoimune, lúpus, artrite reumatoide, leucemias e linfomas, edema cerebral, paralisia facial de Bell, gota, sarcoidose, rinite alérgica, vitiligo, doença inflamatória intestinal, vasculites, transplante de órgãos, urticária, entre outros.

Conclusão

Bem pessoal, espero que tenham curtido as informações e lembrem-se sempre que qualquer remédio so deve ser utilizado com expressa indicação médica ok?

Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas

Até a próxima!

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.