BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Pressão alta: 7 passos para controlar o sintoma

A pressão alta é o termo mais comum conhecido para a hipertensão arterial, um problema que atinge grande parte dos brasileiros. Além disso, a pressão alta também funciona como um fator de risco para diversos outros problemas mais sérios, por isso precisa ser tratada durante toda a vida. As pessoas com pressão alta possuem mais propensão a sofrer com falhas no cérebro, no coração e nos rins.

Por ser uma doença crônica ela não possui cura, devendo ser controlada por toda a vida do indivíduo. Há diversos meios para controlar a pressão alta: seguindo as recomendações médicas, fazendo uso do medicamento e outras que você verá a seguir.

7 Passos para Controlar o Sintoma da Pressão Alta

Pressão Alta
Pressão Alta. Imagem: divulgação

Mantenha o seu peso ideal

Pessoas acima do peso possuem maior dificuldade em bombear o sangue para o coração, o que pode causar lesões pelo esforço excessivo do órgão. Sendo assim, é importante que a pessoa com pressão alta sempre mantenha o peso de acordo com o seu corpo, se alimentando corretamente.

Reduza o consumo de sal

É indicado pelos médicos que as pessoas com pressão alta diminuam o consumo de sal no seu dia a dia, pois o consumo em excesso desse alimento pode causar a retenção de líquidos, podendo causar hipertensão em quem não possui e gerando crises com todos os sintomas de pressão alta em quem já possui.

Pare de fumar

O cigarro é uma das substâncias tóxicas que é responsável por elevar a pressão, além de todos os malefícios já conhecidos. Parar de fumar é essencial para o paciente que descobrir o problema, de modo contrário não conseguirá controlar a doença.

Pratique atividades físicas

Praticar atividades físicas com frequência, principalmente atividades aeróbicas, contribui para o bom funcionamento do sistema circulatório e pulmonar. É recomendado procurar um especialista para criar um treino específico para você, baseado em suas condições.

Medicações e exames

Se o médico lhe recomendou algo para a pressão alta, é fundamental tomar conforme as prescrições. É preciso tomar somente o medicamento indicado pelo seu médico e, caso você tome algum outro medicamento, informe a ele, pois existem remédios que aumentam a pressão.

Em relação a exames, é importante fazer alguns de rotina a cada seis meses para verificar como anda a sua pressão e modificar o uso de medicamentos, se for necessário.


Pressão Alta
Pressão Alta. Imagem: divulgação

Não se estresse

O estresse pode aumentar a pressão e contribuir para doenças do coração, por isso tente ao máximo controlar suas emoções e evitar situações de extrema tensão e estresse. Caso não haja como evitar, é fundamental seguir as recomendações anteriores e todas as instruções dadas pelo seu médico.

Pressão alta

É essencial também medir a pressão alta com frequência, pelo menos duas vezes por semana. Pessoas que não são hipertensas devem medir a pressão alta pelo menos uma vez por ano, de modo a identificar o problema se ele existir. Existem equipamentos para medir a pressão em casa que podem ser adquiridos em farmácias brasileiras. O equipamento é intuitivo e fácil de ser usado por qualquer um.

Recomendados para você:

Sobre Editora Otimiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *