BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Pressão Arterial: porque é importante cuidar?

Conheça tudo sobre a pressão arterial, por que é importante medir a sua e que doenças podem ser evitadas, acompanhe conosco!

A pressão arterial é o nome dado a uma tensão gerada na parede das artérias por onde o sangue passa quando é bombeado para todo o corpo. É muito importante que haja cuidados com a pressão, para evitar futuras doenças e problemas de saúde. Existem pessoas que sofrem de pressão alta, outras de pressão baixa e ainda algumas que não sofrem com nenhum desses dois fatores.

Porém, é muito difícil você encontrar alguém sem um problema de pressão. Há muitas maneiras de ter um problema de pressão alta ou baixa, muitos fatores influenciam e por isso quase todo mundo sofre sem saber. Abaixo você vai ver o que é a pressão alta, quais os fatores que favorecem o aparecimento dela e como prevenir.

Pressão Arterial: porque é importante cuidar? (Foto: Divulgação)
Pressão Arterial: porque é importante cuidar? (Foto: Divulgação)

O que é a Pressão Alta ou Hipertensão?

É importante cuidar da sua pressão arterial para que ela não suba em números elevados e também não desça demais. Uma pessoa tem hipertensão quando a sua pressão arterial está acima do valor indicado que é 140/90mHg.

Esse aumento de pressão pode causar lesões em várias partes do corpo, como no cérebro, corações, rins e olhos. Também existe a hipertensão arterial secundária que é um tipo menos conhecido e pode ser controlada através de medicamentos.

Pressão Arterial: porque é importante cuidar? (Foto: Divulgação)
Pressão Arterial: porque é importante cuidar? (Foto: Divulgação)

O que pode levar a uma Hipertensão?

O primeiro fator que deve ser levado em conta para decifrar se você tem ou não hipertensão é o histórico familiar. Se você tem algum parente próximo que desenvolveu o problema, há grandes chances de acontecer o mesmo com você. Também há outros fatores que podem levar a doença a se desenvolver, como a idade: pessoas com mais de 35 anos estão mais sujeitas a sofrer de hipertensão.

Além disso, ingerir sal em quantidade exagerada também pode levar você a ter hipertensão. Assim como a obesidade, quem está acima do peso tem grandes chances de sofrer com pressão alta, por isso tente manter-se no peso ideal para sua altura e idade.

O cigarro, as bebidas alcoólicas e uma vida sedentária também são fatores para se considerar.


Pressão Arterial: porque é importante cuidar? (Foto: Divulgação)
Pressão Arterial: porque é importante cuidar? (Foto: Divulgação)

Como controlar e prevenir a Hipertensão

Se você não sofre de hipertensão, mas tem um histórico familiar conturbado ou é adepto de um dos fatores citados acima, é bom começar a prevenir desde cedo. Comece controlando regularmente a sua pressão, pare de fumar se for o caso, diminua o consumo de álcool, mantenha-se no peso adequado, realize exercícios físicos, tenha uma alimentação balanceada livre de gorduras, coma menos sal e evite ficar estressado.

É importante ressaltar um detalhe: coma alimentos com pouco colesterol. Nós precisamos dessa gordura para sobreviver, mas se os níveis dela foram exagerados, as artérias podem acabar se entupindo e causando a hipertensão.

 

Sintomas da Pressão Alta

Muitas vezes quem sofre com a pressão alta não sabe, porque dificilmente os sintomas aparecem e uma prova disso é que ela também pode ser chamada de “doença silenciosa”. Quando os sintomas aparecem, o indivíduo pode sentir dor no peito, dor de cabeça, tonturas, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *