Progesterona: o que é? qual a função no corpo?

Tem um período do mês que a maioria das mulheres passam por alterações psicológicas, os sintomas são variáveis de mulher pra mulher. Mas os principais dentre eles estão, mudança de humor, irritabilidade, vontade de comer doces e possíveis enxaquecas. Isso ocorre porque passamos por alterações hormonais. Todos os meses nosso delicado sistema hormonal sofre alterações para poder preparar nosso corpo para uma possível gestação.

Progesterona: o que é? qual a função no corpo? (Foto: Divulgação)
Progesterona: o que é? qual a função no corpo? (Foto: Divulgação)

Hormônio responsáveis pela gestação

A progesterona é o principal hormônio responsável pela gestação. Esse hormônio começa a ser produzido a partir da puberdade. ele prepara o útero para a entrada do óvulo fecundado e promove a formação de leite. Esse hormônio também e responsável pela menstruação, fecundação, transporte e implantação do óvulo fertilizado, conservação da gravidez.

Outros benefícios da progesterona

Proteger contra cistos mamários;

Reduz os sintomas da depressão pós parto;

Melhora o desempenho do hormônio tireoidiano;

Normaliza a coagulação do sangue;

Restaura os níveis de oxigênio das células;

Normaliza os níveis de cobre e zinco;

Contribui para a prevenção do câncer de endométrio;

Contribui para a prevenção de câncer de mama.

A fórmula dos anticoncepcionais orais foi elaborada através da progesterona associado com estrogênios, a combinação desses dois hormônios bloqueia a ovulação.

Progesterona: o que é? qual a função no corpo? (Foto: Divulgação)
Progesterona: o que é? qual a função no corpo? (Foto: Divulgação)

Níveis de progesterona abaixo do normal

Mulheres que tem os níveis de progesterona abaixo do normal podem ter mais dificuldade para engravidar ou pode ocorrer um aborto. Através de exames de sangue é possível saber se a taxa de progesterona está dentro dos valores ideais para uma gestação segura. Caso você descubra que os níveis de progesterona esteja baixa, tanto no início na gestação quanto no período que você está tentando engravidar, recomenda-se fazer um suplemento do hormônio, contribuindo assim para uma gestação sem interrupções.

Esse hormônio impossibilita a expulsão do embrião ou do feto em desenvolvimento, através da inibição das contrações do útero.

Progesterona x Menopausa

Os níveis de progesterona reduzem durante a fase da menopausa, dando lugar ao estrogênio, outro hormônio feminino. Isso ocorre porque a mulher deixa de ovular, ou seja a mulher passa do período reprodutivo para o não reprodutivo. Os níveis de estrogênios mais altos que a progesterona ocasiona o aumento de água e sódio, ocorrendo em nosso organismo a retenção hídrica, e aumento de peso.

Outros sintomas que podem ocorrer devido a redução da produção de progesterona.

– Interrupções nos ciclos menstruais

– Endometriose

– Sangramento menstrual intenso, com possibilidade de coágulos

– Dificuldade para engravidar, ou se engravidar perde o bebê no início da gestação

– Insônia, irritabilidade, enxaquecas e queda de cabelo.

– Diminuição da libido

– Ressecamento da pele e cabelo

– Redução da lubrificação vaginal

Progesterona: o que é? qual a função no corpo? (Foto: Divulgação)
Progesterona: o que é? qual a função no corpo? (Foto: Divulgação)

Osteoporose

Nesta fase, médicos costumam recomendar a reposição hormonal. O tratamento é geralmente realizado com dosagens relativamente baixas de estrógenos, por via oral ou transdérmica (adesivos sobre a pele ou gel).

Com a reposição hormonal os sintomas da menopausa diminuem consideravelmente.

O ideal é que em qualquer uma destas fases, gestação e menopausa, você tenha o acompanhamento de um profissional da área. Ele saberá qual o tratamento ideal, caso haja problemas

Gostaram das informações?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.