BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Quais são as suas chances de ter gêmeos?

Ter gêmeos é o desejo de muitas pessoas, ao mesmo tempo que é o medo de muitas, principalmente quando há histórico familiar. É importante ficar de olho nos fatores que tendem a aumentar a chance de uma mulher ter gêmeos, pois isso ajudará no planejamento da gestação e evitará surpresas no futuro. Muitas mulheres se perguntam sobre suas chances de ter gêmeos e a seguir nós falaremos mais sobre isso.

Quais são as suas chances de ter gêmeos?

É possível ter gêmeos quando há um histórico familiar, mas nesse caso estamos falando de gêmeos não-idênticos. Quando isso acontece, a mulher carrega a herança de liberar dois óvulos em um mesmo ciclo, que podem ser fecundados por espermatozoides diferentes e assim gerar embriões diferentes.

Para descobrir as chances de ter gêmeos, é preciso observar a herança familiar da mãe e não do pai. A mãe pode ter recebido a herança familiar mencionada acima tanto da sua mãe quanto do seu pai.

chances de ter gêmeos
chances de ter gêmeos. Imagem:divulgação

Se você deseja, no entanto, ter gêmeos idênticos, não se deve observar a herança familiar. Esse tipo de gestação acontece por acaso, quando um único óvulo acaba se dividindo em dois. As chances de ter gêmeos são maiores em mulheres mais novas ou mais velhas.

Chances de ter gêmeos em fertilização in vitro

A fertilização in vitro é uma técnica de reprodução assistida que têm crescido muito em nosso país. É uma técnica que apresenta bons resultados, mas em grande parte das vezes acaba gerando gravidez múltiplas, ou seja, com gêmeos. Isso faz que as mulheres, antes de optarem por esse método, busquem saber quais são suas chances de ter gêmeos.

Cerca de 25% dos procedimentos realizados acabam resultando em gêmeos, trigêmeos ou até mesmo quadrigêmeos. A melhor forma de diminuir as chances de ter gêmeos é limitar a quantidade de embriões usados.

gêmeos em fertilização in vitro
gêmeos em fertilização in vitro. Imagem:divulgação

O que aumenta as chances de ter gêmeos também são os tratamentos contra infertilidade, pois eles acabam gerando aumento na ovulação. Diversos fatores influenciam nas chances de ter gêmeos durante a fertilização in vitro e é importante destacar que na maioria dos casos são gêmeos idênticos.


As suas chances de ter gêmeos dependerão da sua idade, dos tratamentos contra infertilidade que realizou, do seu histórico familiar e de vários outros fatores que podem ou não agirem juntos.

Chances de ter gêmeos hereditários

Como você viu anteriormente, alguns fatores tendem a influenciar nas suas chances de ter gêmeos. É importante que você sempre converse com o seu ginecologista e peça conselhos em relação a esse assunto, tanto se o seu objetivo é ter gêmeos ou não.

Se você quer ter gêmeos, poderá conversar com o seu médico sobre seu histórico familiar e sobre o que pode ser feito para aumentar suas chances. Talvez até mesmo optar pela fertilização in vitro seja a solução correta para que você consiga ter gêmeos. Muitas mulheres também possuem várias gestações múltiplas de gêmeos não-idênticos e, mais uma vez, é preciso observar a herança familiar da mãe para descobrir porque isso ocorre.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *