Quais são os riscos do Jejum Intermitente?

Por Lizi Ricco

Nos dias de hoje, muito se fala sobre o jejum intermitente (JI) como mais uma forma de emagrecimento rápido. Mas será que é saudável? Será que qualquer pessoa pode aderir a este método? Quais são os benefícios?

Para esclarecer algumas dúvidas comuns sobre o tema, conversamos com a nutricionista Júlia Lorenzon*, que nesta breve entrevista explica o que é o JI, como funciona e quais são os benefícios.

Dieta do jejum intermitente: tudo sobre ela (Foto: Divulgação)

Acompanhe a entrevista:

  1. O que é jejum intermitente?

O jejum intermitente pode ser definido como uma estratégia nutricional onde intercalamos períodos de jejum com períodos de consumo alimentar. Os jejuns geralmente tem uma duração de 14h para mulheres e 16h para homens e alguns autores enquadram um consumo de 300 a 500 calorias por dia como uma forma de jejum.

  1. Qualquer pessoa pode aderir a este método de emagrecimento?

Não. Indivíduos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (como diabetes tipo 2 e hipertensão, por exemplo), principalmente quando em tratamento medicamentoso, não devem iniciar com esta prática sem acompanhamento de uma nutricionista. Também não é recomendado para crianças, gestantes e idosos (exceto se houver indicação de uma nutricionista para tal).

  1. Pode beber água durante o jejum?

Sim. No jejum queremos manter nossos níveis do hormônio insulina baixos e a água não ativa a liberação do mesmo, por isso é bem-vinda.

  1. Quais são os riscos do Jejum intermitente?

Quando não orientado por um profissional, o jejum intermitente pode provocar hipoglicemia, pressão baixa, indisposição e carências nutricionais.

  1. Quais são os benefícios? Emagrece mesmo?

O jejum intermitente, quando bem orientado, pode colaborar no tratamento de indivíduos que apresentam epilepsia, câncer, resistência à insulina e diabetes. Pode auxiliar no emagrecimento, mas precisa estar inserido em um hábito alimentar saudável, preferencialmente com baixo consumo de alimentos fonte de carboidratos (especialmente açúcares e farinhas).

 

Antes de aderir qualquer método de emagrecimento rápido é importante conversar com um profissional da saúde. Cada pessoa tem características físicas particulares, o que é bom para um, pode ser perigoso para outro. De nada vale conquistar um corpo bonito por pouco tempo. Invista sim em seus objetivos com consciência e segurança. Sim, o jejum intermitente pode ser ajudar a emagrecer, mas é preciso acompanhamento profissional, só assim o resultado pode ser pleno.

*Júlia Lorenzon – Nutricionista – CRN² 11095

Mestre em Ciências da Saúde: Cardiologia (IC-FUC)

Especialista em Ciências da Saúde e do Esporte (PUCRS)

Nutricionista responsável pelo Grupo Elas + / Programa de Emagrecimento Saudável

Contato: (51) 4101.9109 Whats’App: (51) 9926.8631

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.