BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Qual é a diferença entre plano de saúde individual e coletivo?

A reportagem veiculada no programa Fantástico, da rede Globo, no domingo, dia 01 de junho, sobre as diferenças entre planos de saúde individuais e planos de saúde coletivos, alertou os brasileiros sobre as vantagens e desvantagens de cada plano e o que as operadoras de plano de saúde vem praticando em função das regulamentações ditadas pela ANS ( Agência Nacional de Saúde Suplementar). Veja a reportagem completa http://glo.bo/1u6CL5q

 

Antes de tudo, vale comentar que a grande maioria das pessoas não sabia as reais diferenças entre planos de saúde individual e coletivo, e principalmente quais a vantagens oferecidas para se optar por ou pelo outro.

 

Atualmente o Brasil contabiliza cerca de 50 milhões de pessoas que contam com planos de saúde, no entanto esse seguro saúde vem dando dor de cabeça para muita gente.

Quais as principais diferenças entre os planos de saúde individuais e coletivos?

plano individual x plano coletivo

 

Plano Individual: esta modalidade de plano é contratada diretamente com a operadora de plano de saúde ou por intermédio de um agente autorizado, para uma pessoa ou para família.  A este tipo de plano são aplicadas regras rígidas pela ANS, o que faz com que as operadoras priorizem a venda de outro tipo de plano. Entre as regras da ANS sobre os planos de saúde individuais temos:  o reajuste máximo do valor da mensalidade, anual, é definido pela ANS; e a operadora só pode cancelar o serviço se o beneficiário parar de pagar.

 

Plano de saúde coletivo: este tipo de plano apresenta duas modalidades: empresarial e coletivo por adesão. O empresarial é aquele contratado pelas empresas para os seus funcionários. O coletivo por adesão é aquele que é contratado por grupos, formados em sindicatos ou associações de classe.  A contratação deve ser feita por pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, sindicatos e associações profissionais.

 

Este tipo de plano não possui algumas regulamentações importantes, como o reajuste anual. O valor do aumento é definido pela operadora, que pode aumentar o quanto quiser, além disso pode ser cancelado a qualquer momento, independente do beneficiário estar com as mensalidades em dia.

 

Qual dos planos é mais vantajoso?

 


Podemos dizer que o mais vantajoso é aquele que não corre o risco de cancelamento sem justificativa e que terá reajuste anual previsível. Quem contrata um plano individual paga mais caro, mas em logo prazo a vantagem aparece.

 

Quem contrata um plano coletivo, é atraído inicialmente por mensalidade mais baixa, no entanto em logo prazo o custo pode ser tornar maior do que o outro. E além disso, você pode ter a surpresa do plano ser cancelado.

 

Diante deste cenário, as operadoras de planos de saúde, para se beneficiarem acabam limitando a oferta de planos individuais no mercado. É o que vem ocorrendo com as principais seguradoras do país, não estão comercializando planos individuais.

Dúvidas e sugestões, usem os comentários!

Recomendados para você:

Sobre almy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *