Queloide: o que é? por que ocorre?
Queloide é uma cicatriz que não cura, podendo em cima dela nascer outra parte de pele, que poderá trazer inclusive um desconforto dependendo em que parte do corpo for afetada. É comum entre homens e mulheres com idade entre 10 e 20 anos. Existem tratamentos cirúrgicos que poderão ser feitos por um médico especialista, geralmente os casos do Queloide são leves, mas existem casos em que o cuidado deve ser redobrado inclusive após a sua retirada, com complemento do tratamento que inclui uma diversidade de formas incluindo até a radioterapia em casos mais graves.

O que é Queloide?
Queloide é um crescimento excessivo de pele, que ocorre geralmente depois de um ferimento já curado. Não é contagioso e nem dolorido, somente é um problema estético que fica com um aspecto feio, as lesões ficam salientes com a cor avermelhada, rosada ou escura, podendo aparecer em qualquer parte do corpo que tenha sofrido um traumatismo na pele.

Quais são as causas do Queloide?
As causas do aparecimento da Queloide podem estar envolvidas por um componente genético, sendo mais comuns em pessoas jovens de 10 a 20 anos tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino e geralmente de descendência de asiáticos, hispânicos e afro-americanos. Em pesquisas recentes notou-se que o Queloide tem um número maior de casos relatados em mulheres.
Os Queloides podem aparecer em qualquer parte do corpo depois de um ferimento já cicatrizado, como exemplo em alguns casos:
-Locais de vacinação;
-Pequenos arranhões;
-Tatuagens;
-Cortes cirúrgicos;
-Furos nas orelhas;
-Espinhas;
-Queimaduras.

Como poderá ser feito o diagnóstico do Queloide?
É preciso procurar um médico para fazer o diagnóstico, pois somente ele poderá confirmar se é o Queloide. O diagnóstico pode ser feito através de observação da lesão ou ainda poderá ser pedido uma biopsia para descartar toda e qualquer dúvida que o médico possa ter em relação ao diagnostico, pois existem outras doenças semelhantes como, por exemplo, a cicatriz hipertrófica. Toda dúvida precisa ser sanada para que o tratamento seja iniciado pelo mesmo.

Qual o tratamento do Queloide?
Geralmente um Queloide não precisa de um tratamento, pois os seus sintomas são leves. Mas existem casos mais graves onde o tratamento é complicado e pode o paciente retornar a ter o mesmo problema. Os procedimentos cirúrgicos devem estar acompanhados de tratamentos complementares, como por exemplo, o uso de corticosteroides, terapias a laser, crioterapia e ainda a radioterapia. As diferentes formas de tratamento feitas pelo médico especialistas aumentam as chances de cura do Queloide.
Como prevenir os Queloides?
A sua prevenção não é possível, pois inclui um fator genético que é difícil escapar, mas existe algum cuidados que podem amenizar o problema com a cicatriz tais como:
-O diagnóstico precoce, procure o seu médico se a cicatriz não curar, pois existem pomadas que podem ajudar neste processo;
-Comer alimentos ricos em vitamina E ( ovo, fígado, sementes, cereais, tomates entre outros);
-Evitar tomar banho de sol em cima da cicatriz;
-Evitar tirar a casa da ferida.