Relaxante Muscular: o que é? como age no corpo?
Confira como age o relaxante muscular em seu corpo e como ele pode te ajudar!
Hoje é muito comum as pessoas sofrem de dores musculares, não somente as pessoas mais velhas, mas também os jovens, devido ao estilo de vida adotado pela população, a correria e o stress contribuem para comprometer a musculatura, causando dores e contraturas. Geralmente quando isso acontece o indivíduo busca alívio em algum tipo de medicação, o mais comum entre eles são os relaxantes musculares, por causa do alívio imediato que ele proporciona.

Mas o que é um relaxante muscular, você sabe?
Relaxante muscular é um medicamento para alívio imediato de dores nos músculos. O princípio ativo mais antigo é a tubocurarina, após muitos estudos desse fármaco, foram descobertos vários derivados sintéticos. Assim que ingerido o relaxante muscular provoca a interrupção de algumas funções de nosso organismo.

Quem pode usar esse tipo de medicação?
As pessoas atualmente, tem por hábito se auto medicar, o que não é recomendado, mas acontece com frequência. Todos nós podemos usar um relaxante muscular, o ideal seria procuramos um médico para saber qual o mais indicado para cada um e, qual a maneira correta de usá-lo, pois devemos ter alguns cuidados após o uso d medicamento. Os relaxantes musculares, por exemplo, contem substancias que causam uma relaxação, fazendo com que a pessoa sinta sonolência, isso pode interferir na rotina da pessoa, principalmente nas atividades que exigem concentração, como dirigir, por exemplo, até mesmo em tarefas simples, que executamos diariamente.

Efeitos colaterais da medicação
Os medicamentos existem para melhorar a vida das pessoas, devem ser usados sempre que necessário, mas deve ser usado com orientação e informação, pois todo medicamento possui efeito colateral. Antes de sairmos correndo até a farmácia para comprar um relaxante, temos que ter consciência dos riscos que causam a saúde, embora que diminuam a dor, alguns relaxante podem prejudicar o fígado em alguns casos, outros sintomas também podem aparecer como, secura na boca, cólicas, náuseas e vômitos, constipação e diarreia, fraqueza, fadiga muscular, entre outros.
É importante lembrar que não basta apenas ingerir o medicamento, na maioria dos casos, para tratar o problema é recomendado descanso, alongamentos fisioterapia. Devido aos efeitos colaterais que vimos, o paciente não se deve criar uma dependência com a medicação e devem usá-los de acordo com a dosagem prescrita por um médico ou especialista.
Tratamento natural
Em alguns casos de dores musculares podemos, antes de usar um medicamento, tentar algo mais natural, algumas vezes pode-se até mesmo, evitar o uso da medicação. Massagem, acupuntura e alongamentos são técnicas alternativas muito procuradas na hora de buscar alívio muscular, e o melhor de tudo, não possuem efeitos colaterais. Também podemos contar com ervas medicinais, muitas delas possuem efeito relaxante.
Como este, de folhas de louro:
Ingredientes:
1 xícara de água;
1 colher de sopa de folhas de louro;
Adoce com mel.
Como fazer:
Ferver a água, despejar sobre as folhas e manter em infusão por alguns minutos, depois, adoçar com mel e beber antes das refeições.
Gostaram das dicas pessoal? pra quem busca força muscular, sugiro lerem o artigo sobre o metadrol, que pode ajudar bastante!
Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários.