Renascimento – aprenda como funciona a terapia da respiração e quais seus benefícios!
Explicamos tudo sobre a terapia da respiração conhecida como Renascimento, confira aqui.
Existem muitas terapias para nosso corpo e mente que, por não serem muito difundidas ou conhecidas, despertam a curiosidade das pessoas. Pessoas essas que por desconhecimento ou preconceito, acabam não sabendo como poderiam ser ajudadas por tais terapias. Um exemplo claro é a terapia do Renascimento, também conhecida como respiração consciente. Por isso, vamos explicar um pouco sobre ela, mostrando do que se trata, e quais os benefícios para o seu corpo e mente. Vamos lá?

O que é o Renascimento
Na década de 70 o yogue norte americano Leonard Orr desenvolveu uma técnica chamada Rebirthing (Renascimento), também conhecida no Brasil como Terapia da Respiração Consciente que nos ajuda a liberar bloqueios, tensões e contrações. Foi constatado que cada ser humano respira de forma diferente, segundo padrões de condicionamento desenvolvidos a partir do nascimento e da infância. Esses padrões indicam com acuidade os bloqueios emocionais e as limitações no nível de comportamento e expressão criativa que nos afetam.
A explicação é bastante simples. É uma técnica muito simples de respiração conectada – quer dizer que a inspiração e a expiração estão ligadas, onde termina uma, começa a outra, sem pausas. Essa respiração deve ser profunda e suave podendo ser feita pelo nariz ou pela boca. Existe toda uma técnica envolvida, utilizada pela pessoa que administrará suas sessões.
Na verdade, o vídeo abaixo explica melhor como funciona:
Embora muita gente enxergue ou faça conexões com a sua própria religiosidade , o renascimento tem toda uma explicação psicanalítica e médica em sua base.
Benefícios do Renascimento

Existem vários:
-O Renascimento nos ajuda a reabilitar a capacidade respiratória e revigora a energia vital, nos tornando mais capazes de tomar decisões conscientes e agir ativamente em função do prazer e felicidade.
– Os pacientes relatam ter sensações de relaxamento profundo, alívio, bem-estar, leveza, diminuição de medos e de ansiedade, aumento do prazer de viver e do grau de felicidade, bom humor, delicadeza e paz interior.
Quanto tempo dura o tratamento do Renascimento
De um modo geral, as sessões duram, em média 1h30min, normalmente existe algum trabalho corporal e depois o cliente se deita ou senta em um colchonete e começa a respirar. O terapeuta fica o tempo todo com ele dando todo o suporte para que ele possa se sentir seguro e confortável durante a sessão. O tratamento não tem um tempo fixo, varia conforme cada pessoa, mas é importante fazer pelo menos 10 sessões uma vez por semana. Inclusive, ele não tem fim, a pessoa pode praticar os conceitos aprendidos por toda a vida.
Conclusão
A terapia do Renascimento, apesar de ter esse nome diferente, pode ser muito benéfica; eu particularmente já participei de uma sessão e gostei bastante, pretendo voltar com certeza. Recomendo fortemente que se procure um profissional treinado e certificado para realizar as sessões, e não tente fazer em casa sem o devido treinamento.
Dúvidas e sugestões, deixe nos comentários!
Referências:Abril
Pingback: Acupuntura - aprenda como funciona e em que casos é indicada! | Corpo e Estética
Olá boa noite!! Eu gostaria de saber se essa terapia tem alguma ligação com espiritualidade; se envolve religião, exoterismo, misticismo, alguma dessas religiões orientais, budismo , induísmo…
Por favor espero que possam me responder qual a relação entre renascimento e espiritismo? Grata!!!
Sinceramente, a sessão que fiz não envolveu nada religioso, mas é bom procurar o profissional.
Essa terapia não tem nada a ver com espiritismo. É usada tão somente a sua capacidade respiratória. A resposta emocional que acontece é por conta da oxigenação intensa que o cérebro recebe e então há a liberação de traumas, medos e coisas até que foram esquecidas mas que podem estar interferindo no momento atual.
Ola. Poderiam me informa quando sera o proximo curso. Agradecida. bjo
No caso nao damos o curso, apenas é uma artigo falando sobre ele