Repelente: como escolher corretamente?
Em tempos de zika viru e dengue, um bom repelente pode salvar sua vida. Veja como escolher e onde comprar mais barato.
Os mosquitos não são os únicos vilões de picadas, existem muitos insetos que também nos picam e nós nem percebemos. Eles estão por toda a parte, principalmente no verão. Há diversas formas de se proteger deles e evitar aquelas picadas vermelhas no corpo, ou pior, alguma doença transmitida pelo Aedes Aegypti como a dengue ou o zika virus.
Poucas pessoas podem perceber, mas as picadas de mosquitos e insetos causam coceira, e ainda podem transmitir doenças. Alguns insetos como os carrapatos transmitem a doença de Lyme, enquanto os percevejos transmitem a doença de Chagas. Por isso e diversos outros motivos nós devemos nos proteger durante todo o ano contra esses insetos e mosquitos.

Quando a proliferação de mosquitos e insetos é maior?
A maior parte dos mosquitos e insetos age á noite, principalmente entre o pôr do sol e o nascer do sol. Mas, existem algumas exceções que também picam de dia, por isso é fundamental uma proteção 24 horas para que você fique devidamente protegido contra eles. Para saber se proteger, existem diversos produtos, mas cada um deve ser usado para cada situação.
Inseticida de Tecido
Mesmo que você use roupas longas, que cubra todos os seus braços e pernas, um amontoado de mosquito e inseto pode passar por isso e acabar te picando. Para ficar 100% protegido, a dica é usar um Inseticida de Tecido e impregnar sua roupa de repelente. Você pode fazer isso também com barracas ou com locais de sua casa onde eles são em maior quantidade. Eles são mais indicados quando você vai sair para acampar ou fazer trilha pelas matas.

Repelentes Cutâneos
Os repelentes cutâneos é ideal para qualquer hora do dia, independente se você vai ficar em casa ou sair. Eles devem ser aplicados na pele, incluindo o rosto, braços, mãos, pernas, pés, entre outros. Esses repelentes não matam os insetos, mas os afastam e impedem a picada. Tenha cuidado na hora de escolher, alguns repelentes cutâneos não são aprovados para uso. Verifique o rótulo antes de comprar.

Pulseiras “Anti-Mosquitos”
Essas pulseiras além de te proteger podem servir como um acessório. Elas, como os repelentes cutâneos, não matam os insetos, apenas os afastam. A diferença é que elas têm uma duração de duas semanas e ainda são recarregadas. Você as encontra com diversas cores no mercado, o que pode ser um atrativo para seus filhos. O único “contra” é que elas só funcionam em regiões temperadas.
Mosquiteiros
Eles são mais usados em berços para proteger os bebês, mas nada impede que eles sejam usados por adultos. A dica é que o mosquiteiro vá até o chão, para uma proteção eficaz. Além disso, impregne-o de inseticida de tecido, assim você ficará muito mais protegido.

Inseticidas
Os inseticidas matam os mosquitos de vez. Eles são encontrados em aerossol e difusor elétrico. Você pode pulverizar seu quarto com um spray antes de dormir, ou colocar um difusor na tomada para uma proteção durante toda a noite.
As formas de se proteger são muitas, basta você escolher a melhor para cada situação e ficar longe das picadas e de possíveis doenças.