Rotavírus: o que é? Como ocorre?
Conheça tudo sobre o Rotavírus, como ele age e como evitar e tratar!
O mundo em que vivemos está cheio de vírus, bactérias e doenças que podem ser transmitidas de diversas formas e causar inúmeros efeitos colaterais. O Rotavírus é um dos que está mais presente e já causou muitos surtos em escolas e creches, podendo afetar também os adultos.
Hoje você vai ver o que é esse vírus, como ele acontece e como se prevenir!

O que é o Rotavírus
O rotavírus pertence à família reoviridae e ele deu origem a sete grupos que podem ser chamados de A, B, C, D, E, F e G. O tipo mais comum é o A, pois é o responsável pela maioria das infecções no mundo. Este vírus ainda é capaz de causar a rotavirose – uma doença diarréica aguda. O rotavírus é uma das principais causas de diarréia grave em crianças com até 5 anos, mas ainda assim ela pode aparecer em adultos.
A transmissão do rotavírus acontece de maneira muito simples: ele é eliminado através das fezes do doente, podendo ser transmitido pela via fecal-oral ou por secreções respiratórias de outras pessoas infectadas. Além disso, a água e outros alimentos que estejam infectados também são fontes de transmissão.

Conheça os sintomas do Rotavírus
O principal sintoma do Rotavírus, principalmente em crianças de seis meses a dois anos, é o vômito com diarréia e febre alta. Além disso, a criança pode ser mal-estar geral no corpo. Todos esses sintomas podem evoluir para uma desidratação.
Nos adultos pode aparecer esse vírus de uma maneira mais leve, e nos recém-nascidos o rotavírus pode não apresentar nenhum sintoma.

Como tratar o Rotavírus
A melhor maneira de tratar o vírus é focar de reidratação do infectado. Essa reidratação pode ser feita com água, suco, chá, água de coco ou até com isotônicos. O uso de soro caseiro diariamente pode diminuir significativamente o número de óbitos por esse vírus. Não é recomendado o uso de antimicrobianos e antidiarreicos no tratamento.
Fazer o soro caseiro é bem fácil, apenas use 200 ml de água filtrada e fervida diluída em um pouco de açúcar e em uma pitada de sal.

Veja como prevenir
Há muitas formas de prevenir este vírus, mas tudo exige dedicação. São coisas simples do dia a dia que fazem a diferença em nosso organismo. A primeira maneira de prevenir é tomando vacina contra o rotavírus, principalmente nas crianças menores de seis meses.
Mantenha uma higiene cuidadosa, lave as mãos antes e depois de usar o banheiro, ao trocar fraldas, preparar alimentos e principalmente ao tocar nos animais. Além disso, proteja os alimentos contra insetos, filtrar a água antes de beber, enterrar o lixo quando não houver coleta, mantendo o aleitamento materno para aumentar a resistência das crianças, não usar água de poços contaminados, manter a tampa do lixo fechada, lavar e desinfetar todos os utensílios usados para preparar alimentos, etc.
Todos esses cuidados são importantíssimos para evitar o rotavírus e outras doenças que podem surgir.
Já falamos aqui também anteriormente sobre a candidíase, sugiro que leia o artigo, foi feito com carinho!