Sífilis: conheça os sintomas, e como evitar!

Dentre as Doenças Sexualmente Transmissíveis, a sífilis está entre as mais contraídas no Brasil. Então para que você não seja mais uma vítima saiba quais os sintomas e como evitar

A bactéria que causa a sífilis é bem traiçoeira e silenciosa. Primeiro ela fica alojada em seu organismo, e depois se manifesta quando bem entender, deixando consequências desagradáveis e incômodas. Por ser uma Doença Sexualmente Transmissível ela ataca, obviamente, as pessoas que tem uma vida sexual ativa. No entanto, a sífilis em gestantes também pode contaminar o bebê. Existem três estágios da doença, porém, inúmeras formas de prevenir. Conheça agora os sintomas da sífilis e como evitar.

O que é sífilis?

sifilis

Treponema Pallidum. Esse é o nome da bactéria causadora da sífilis, uma doença transmitida durante a relação sexual, através da penetração ou do sexo oral. A sífilis se manifesta no corpo em três estágios: primária, secundária e terciária. Nas duas primeiras fases é onde ocorre o período mais agressivo da doença, já na terceira existe uma redução dos sintomas, causando uma falsa impressão de cura, mas a bactéria continua alojada no organismo. Conheça melhor as três fases e seus sintomas.

Sintomas da sífilis

Sífilis primária: Começam a surgir feridas discretas nos órgãos genitais, cerca de 10 dias após o sexo. Normalmente elas saem sozinhas, mesmo sem tratamento e não deixam cicatrizes. Isso ocorre porque a bactéria se torna inativa (mas continua no seu organismo). O tempo para ausência total dos sintomas é de 4 a 6 semanas.

Sífilis secundária: Se depois de algum tempo a doença se manifestar novamente, você está na segunda etapa da doença, essa mais grave. Agora começam a surgir manchas vermelhas pelo corpo, erupções nas mãos, pés, boca e ainda pode afetar outras regiões. É comum nessa fase sentir febre e falta de apetite.

Sífilis terciária: Se não tratada, nesse estágio a doença atinge o sistema nervoso, cérebro, ossos e compromete algumas funções vitais.

Sífilis congênita

Esse é o nome da sífilis transmitida da mãe contaminada para o filho durante a gravidez. Os sintomas surgem durante a gestação como: má formação do feto ou aborto. Depois do nascimento se manifestam em algumas semanas, os sintomas são: pneumonia, feridas no corpo, cegueira, deficiência mental e dentes mal formados.

Diagnostico

Se você já identificou algum desses sintomas citados acima, você então poderá ter a confirmação através de um exame de sangue. Em casos mais avançados da doença o médico irá colher amostras da área lesionada.

Prevenção

A prevenção continua sendo muito simples e barata: a camisinha. Toda a relação sexual você deve usar o preservativo, mesmo sendo com um parceiro de muito tempo.

 

Ao primeiro sinal da doença procure um hospital e faça os exames. Tratada no início a doença não deixa nenhuma sequela. Caso for detectada, lembre-se de levar seu parceiro(a) para também fazer o exame. E lembre-se: Prevenir ainda é o melhor remédio.

 

Gostou da matéria? Conhece alguém que já tratou sífilis? Compartilhe com a gente sua experiência ou deixe dúvidas e sugestões nos comentários. Esperemos você aqui de novo.

Jessyka

Jéssyka Saquetto é Redatora Web, estudante de jornalismo e uma aficcionada pela escrita. Além do Corpo & Estética ela vive agindo e produzindo por aí em vários outros sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.