Silimarina: benefícios para o corpo!

Conheça tudo sobre a silimarina e veja como ela pode ajudar a emagrecer!

A silimarina é um componente que está presente em uma planta medicinal e o seu consumo pode ser feito através de cápsulas. A similarina é extraída da planta Cardo Mariano e oferece inúmeros benefícios para a saúde. Ela pertence ao grupo de flavonóides e a sua função é reparar células danificadas do fígado.

Na composição da silimarina também é possível encontrar outras substâncias que potencializam os seus efeitos, como a silibina, a silicristina e a silidianina. A planta medicinal de onde é extraído esse componente também contém benefícios para o corpo, como as ações diuréticas, antioxidantes, anti-inflamatórias e tônicas. Já falamos aqui sobre o goji secca pra emagrecer, mas acredito que você irá gostar também de saber sobre a silimarina.

Silimarina: benefícios para o corpo! (Foto: Divulgação)
Silimarina: benefícios para o corpo! (Foto: Divulgação)

Benefícios da Silimarina

Essa substância é usada principalmente para tratar doenças hepáticas, como inflamações crônicas, cirroses e distúrbios digestivos. A função da Silimarina é evitar que aconteça a peroxidação dos lipídeos da membrana das células e organelas dos hepatócitos. Ao evitar isso, a Silimarina estará impedindo que toxinas passem e protegendo o fígado contra danificações e reduzindo inflamações que já existem.

Outro benefício associado a essa substância é uma recuperação rápida de doenças hepáticas, pois ela aumenta a síntese de proteínas através dos ribossomos, estimulando a regeneração do tecido do fígado. Os componentes ativos presentes na Silimarina fazem ainda que ela seja útil contra fraqueza muscular, transtornos gastrointestinais, cefaléia e hepatites virais.

Silimarina: benefícios para o corpo! (Foto: Divulgação)
Silimarina: benefícios para o corpo! (Foto: Divulgação)

Silimarina possui efeitos colaterais?

A aparição de efeitos colaterais pelo uso dessa substância é relativamente baixo, pois é um composto natural. No entanto, alguns efeitos podem surgir principalmente em pessoas sensíveis a composição. Os efeitos da Silimarina podem ser classificados em: comuns (vômitos, diarréia e náuseas), incomuns (dispepsia, cólica abdominal e reações cutâneas de hipersensibilidade), raros (vertigem, hipertensão ou hipotensão) e muito raros (anafilaxia).

Crianças, idosos e grávidas devem evitar o uso e só o fizer se for recomendado por um médico especialista.

Silimarina: benefícios para o corpo! (Foto: Divulgação)
Silimarina: benefícios para o corpo! (Foto: Divulgação)

Como tomar e onde comprar Silimarina

Ela pode ser comprada através de cápsulas em farmácias e em lojas especializadas. A recomendação é ingerir apenas uma cápsula por dia para conseguir obter e usufruir de todos os benefícios. A dica é consumir antes de uma das refeições principais. Se você não encontrar Silimarina, pode comprar o remédio Cardo Mariano, pois possui as mesmas ações e pode ser usado nos mesmos tratamentos. Nesse caso, é indicado consumir 280 miligramas por dia.Na loja abaixo você encontra com melhor preço, clique e confira:

Quem está enfrentando algum tipo de doença, a recomendação é 420 miligramas por dia. Com o Cardo Mariano também é possível fazer infusões com as sementes, cerca de 15 gramas já são o suficiente. Uma caixa com 30 comprimidos de Silimarina pode ser comprada na Ultra Farma por apenas R$53,03. Na Oficial Farma é possível comprar Silimarina – Cardo Mariano 200mg a partir de R$46,80 e você ainda pode escolher entre 60 ou 120 cápsulas. Em diversas outras farmácias é possível encontrar e você pode ir pessoalmente e tirar suas dúvidas com as atendentes.

o consumo diário é uma ótima opção para evitar doenças do fígado e se manter saudável. Mas só faça isso com prescrição médica ok?

Dúvidas e sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *