BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Sintomas de Estresse: Aprenda e identificar!

O estresse está presente na vida de milhares de pessoas, podendo ser desencadeado por vários motivos e situações. O estresse pode causar outros problemas em nossa vida, como prejudicar o nosso sono e também a nossa alimentação. Por isso é fundamental buscar saber como identificar o estresse, pois assim será possível buscar ajuda ou maneiras de elimina-lo.

O que é estresse

O estresse nada mais é do que uma resposta física ou mental do nosso organismo, a um evento de grande esforço ou importância, surgindo geralmente quando nos sentimentos sob pressão. A resposta acaba liberando diversas reações químicas em nosso organismo, gerando reações fisiológicas.

Sintomas de Estresse
Sintomas de Estresse. Imagem: divulgação

Por incrível que pareça, pode ser bem difícil diagnosticar o estresse por conta própria, pois ele pode surgir de diferentes formas, como medo, preocupação, irritação, desconforto ou até mesmo nervosismo. O estresse também pode gerar algumas alterações físicas.

Sintomas de Estresse

O estresse pode acabar desencadeando vários sintomas, como: alterações de sono, desgaste constante, tensão muscular, mudança de apetite, alterações de humor, falta de interesse pelas coisas, problemas para se concentrar, pensamentos acelerados, constipação, dores, preocupações excessivas, náuseas, tonturas, dores no peito, roer as unhas, procrastinação, consumo de álcool ou cigarro, entre outros.

Sintomas de Estresse
Sintomas de Estresse. Imagem: divulgação

 

Além disso, o estresse pode acabar desencadeando também algumas doenças, como problemas cardíacos, problemas gastrointestinais, ansiedade, hipertensão, depressão, resfriados, asma, enxaqueca, queda de cabelo, enfarte, derrame, crises de pânico, entre outras.


3 dicas para identificar o estresse

– A primeira dica para conseguir identificar o estresse é estar atento aos sintomas mencionados anteriormente e reparar como o seu corpo funciona. Isso ajudará você a perceber quando algo estiver mudando, seja nos seus hábitos, no modo como você come ou se sente em relação a trabalhos, amigos e familiares. Se conhecer e saber como o seu corpo funciona ajuda a notar qualquer mudança e com isso, identificar mais fácil um problema.

– Outra dica importante é analisar se você está em um momento crítico ou de máxima atenção no trabalho. Geralmente essas situações acabam gerando, involuntariamente, muito estresse e tensão. Se em determinado momento na sua carreira você começar a comer menos ou mais, ter problemas para dormir e tudo isso for por causa do trabalho, você pode estar sofrendo com estresse.

– A última dica para te ajudar a identificar o estresse é observar se você está sofrendo com doenças frequentes, como resfriados que vão e voltam, dores de cabeça ou até mesmo problemas de pele.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *