Sinusite: como ocorre? Como evitar?

A sinusite é uma inflamação que incomoda muitas pessoas. Para ser mais específica, é uma inflamação da mucosa dos seios do rosto, da região do crânio formada por cavidades ósseas e das maçãs do rosto e dos olhos. Ela ainda pode ser secundária de outra infecção ou de um quadro alérgico.

O nome mais usado para falar sobre esse problema é rinossinusite, devido ao processo inflamatório que não atinge somente a mucosa dos seios da face, mas também a mucosa nasal.

Sinusite: como ocorre? Como evitar? (Foto: Divulgação)
Sinusite: como ocorre? Como evitar? (Foto: Divulgação)

Sinusite: quais as causas?

Ela pode ser causada por agentes infecciosos (bactérias, fungos, vírus) e também por fatores alérgicos. Algumas coisas do nosso dia a dia podem contribuir para o desencadeamento da rinopatia alérgica, como a poeira e o choque térmico. Em outros casos, a exposição a determinados agentes químicos e mudanças na anatomia nasal também podem contribuir para o aparecimento da doença.

Em um modo geral, há dois tipos de sinusite: aguda e crônica. A sinusite aguda é quando os sintomas surgiram há menos de 12 semanas, e a sinusite crônica é quando os sintomas já estão presentes por mais de 12 semanas.

Sinusite: como ocorre? Como evitar? (Foto: Divulgação)
Sinusite: como ocorre? Como evitar? (Foto: Divulgação)

Quais os sintomas?

Tanto a sinusite aguda quanto a sinusite crônica contam com sintomas parecidos que podem confundir, mas a diferença é que a aguda é uma infecção temporária dos seios que pode estar associada a um resfriado. A sinusite crônica é uma inflamação mais longa que dura mais que 12 semanas e ainda pode ser classificada em rinossinusite crônica com polipose e sem polipose. Para determinar se você está com sinusite crônica, deverá ter no mínimo dois dos seguintes sintomas:

– Obstrução nasal;

– Pressão ou dor facial;

– Redução ou perda de olfato;

– Alterações tomográficas ou evidenciadas por exame de videonasofibroscopia;

– O problema estar presente por mais de 12 semanas;

Além desses citados acima, também podem aparecer sintomas como dor de ouvido, dores no maxilar e dentes, tosse, garganta inflamada, mau hálito, fadiga e náuseas. Esses sintomas também podem surgir na sinusite aguda, mas não duram por tanto tempo.

Sinusite: como ocorre? Como evitar? (Foto: Divulgação)
Sinusite: como ocorre? Como evitar? (Foto: Divulgação)

Como tratar a Sinusite

Há muitos tratamentos que podem ser indicados para ajudar a tratar a sinusite. O primeiro deles é a solução salina que consiste na mistura de água e sal para dissolver as secreções nasais. A solução salina pode ser inalada ou pingada no nariz.

Os corticoides nasais também podem ser receitados, pois os sprays nasais ajudam a prevenir e a tratar a inflamação. Esses medicamentos podem ser usados por vários dias ou semanas até que esteja completamente bem. Você não precisa se preocupar em relação aos efeitos colaterais, pois o risco deles aparecerem são muito baixos.

Outro medicamento indicado são os descongestionantes que podem ser consumidos através de comprimidos, líquidos ou sprays nasais. Eles devem ser usados apenas durante alguns dias, ou poderão acabar causando um congestionamento ainda maior. Os antibióticos são indicados em caso de uma infecção bacteriana. Em último caso, quando a sinusite resiste a todos os medicamentos, o único recurso é a cirurgia endoscópica.

Fonte: Globo.com

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *