Spinning: como funciona? Emagrece mesmo?
As pedaladas que vão te levar a uma vida saudável e um corpo que sempre sonhou. Saiba como funciona o spinning e como ele irá te ajudar a emagrecer
Quando vamos à academia temos uma enorme variedade de aparelhos com diversas finalidades para nosso corpo, mas um tem ganhado mais destaque de um tempo pra cá, a bicicleta ergométrica. Enquanto uns aparelhos tem o objetivo de tornear os músculos e outros de gastar calorias, a bicicleta ergométrica reúne esses dois benefícios em uma única série de exercícios, chamado de spinning. Uma hora de spinning gasta em média 700 calorias, o que equivale a quatro horas de caminhada, por esse e outros motivos o spinning é a melhor opção para quem deseja ficar em forma e emagrecer. Ficou interessado? Saiba como funciona e como você irá emagrecer.
O que é e como funciona o spinning?
Não, o spinning não é ficar uma hora de monotonia pedalando em uma bicicleta que não vai a lugar nenhum, longe disso. As aulas de spinning são feitas em turmas e com um profissional à frente motivando e orientando os alunos, sempre com muita música e empolgação. Além disso, as bicicletas são elaboradas especialmente para esse exercício e são ajustáveis de acordo com cada pessoa. Normalmente as academias têm os horários específicos para as aulas de spinning e formam as turmas com antecedência. No verão as aulas também podem ser feitas ao ar livre.
Benefícios de praticar o spinning
Emagrece sim
Seu segredo é o alto gasto calórico que chega a ser de 700 calorias por aulas de 60 minutos. Além disso, acelera o metabolismo, auxiliando na queima de gordura.
Fortalece os músculos
As várias pedaladas contribuem para o enrijecimento principalmente das pernas e dos glúteos, que ficam mais torneados e com massa muscular. Mas não ficam de foram o abdômen e a região lombar.
Melhora o potencial respiratório
Com a prática das aulas de spinning outro grande beneficiado são os pulmões, por meio da ativação cardiorrespiratória, que passa a ganhar mais resistência e fôlego para as demais atividades práticas, principalmente as do dia a dia. Além de aliviar a pressão arterial, evitando diversos problemas cardiovasculares.
Medidas de segurança para um spinning seguro
Antes de correr para as aulas de spinning, atente-se algumas medidas de segurança que devem ser tomadas para evitar qualquer acidente.
- Usar sempre tênis ou algum sapato específico que se encaixe bem no pedal da bicicleta
- Toalha para enxugar o suor das mãos, evitando assim que escorre do guidon
- Garrafinha de água para manter-se hidratada durante toda a aula
- Regule a bicicleta de forma que fique confortável a seu tipo corporal, afim de evitar possíveis lesões. Busque sempre a orientação de um profissional
- O selim (onde sentamos) da bicicleta normalmente é muito duro e pode vir a ser desconfortável depois de um tempo. O indicado é usar shorts que possuam um acolchoamento na parte dos glúteos.
- Se você quer ter mais energia e usar suplementos alimentares, procure sempre a orientação de um médico.
O spinning é uma ótima alternativa para quem procura emagrecer, ficar de bem com a saúde sem precisar caminhar horas ou ficar usando dezenas de aparelhos. Se informe sobre as aulas na academia mais perto e procure sempre àquela que você sentir mais confiança. A prática de exercício físico dá outro gás na sua rotina e melhora sua autoestima. Xô sedentarismo.
Gostou da matéria? O que espera das aulas de spinning? Conte pra gente ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Bons exercícios e até a próxima.
Parabéns pelo artigo, cerca de 2 meses comecei a praticar Spinning já tive resultados muito satisfatório, emagreci bastante, e minhas coxas estão mais durinhas… Obrigada!