Tapioca: ajuda emagrecer mesmo?
Há algum tempo, a tapioca já vem sendo admirada pelas pessoas que procuram por alimentos saudáveis. Esse alimento é típico das regiões Norte e Nordeste do País, mas vem, cada vez mais, ganhando espaço no cardápio das pessoas de todas as regiões do Brasil.

Tapioca como substituição no cardápio
A tapioca pode ser acrescentada no cardápio do dia a dia das pessoas que procuram produtos mais leves e saudáveis. Esse alimento é uma ótima opção para quem gostaria de substituir o pão da sua dieta. A tapioca é fonte de carboidrato, contém apenas 70 calorias e não contem glúten.

Quais seus benefícios?
Além de não conter glúten, a tapioca tem só 70 calorias e é muito versátil; ela é preparada em poucos minutos e pode ser servida tanto com recheios salgados como recheios doces, dependendo do gosto e da dieta de cada pessoa. Além disso, pela goma de tapioca ser feita de farinha e água, esse alimento é nutritivo e livre de gorduras e açúcar, mas isso depende do recheio que for usado. A tapioca também é um alimento com baixo teor de sódio. Isso evita que você tenha que recorrer a suplementos como o somatodrol por exemplo.
A tapioca fornece energia de forma rápida para o corpo; não contem gliadina, proteína encontrada no glúten que é associada com o aumento do apetite. Contém cálcio e vitamina K, nutriente que ajuda na coagulação do sangue.
É necessário ter cuidado com qual recheio servir a tapioca, pois 50 gramas da tapioca possuem 70 calorias, mas dependendo do recheio, ela pode se tornar muito mais calórica.

Como preparar a tapioca?
O preparo é fácil. A pessoa que quer preparar a tapioca deve peneirar uma porção da goma de tapioca que já vem hidratada e colocar na frigideira, sem óleo, sem azeite, apenas na frigideira. A tapioca é quase como uma panqueca, então quando a goma estiver de forma consistente na frigideira, é a agora de colocar o recheio de sua preferência. Esse processo de preparo demora mais ou menos 3 minutos, dependendo da intensidade do fogo.

Dieta usando a tapioca
Dietas com o uso da tapioca não são dietas que restringem a alimentação apenas a esse alimento. A dieta com tapioca tem como princípio a substituição do pão pela tapioca, em qualquer refeição do dia. Usar tapioca na dieta ajuda a emagrecer, pois a pessoa troca o pão, que é mais calórico, possui glúten e trigo, onde sua proteína pode causar alergia, pela Tapioca que é mais leve e saudável.
Como já foi dito, a dieta com tapioca só funciona se a pessoa souber usar esse alimento na sua dieta, sem excesso e nem com recheios calóricos.
Dica de preparo
No café da manhã, a pessoa pode preparar a tapioca com linhaça e frango desfiado com tomate picado. Para quem prefere usar a tapioca no almoço, pode prepara-la com purê de batata doce, espinafre picado e salada verde. Já quem quer comer tapioca no lanche da tarde, pode preparar um recheio com mamão e linhaça. No jantar, a tapioca pode ser preparada juntamente com arroz integral, brócolis cozido e filé de peixe.