TDAH:você pode sofrer desse mal
Por Dr. Edson Sandoval Barbosa
Você é inquieto(a), costuma tomar decisões repentinas e tem dificuldade de terminar suas tarefas? Se a resposta for afirmativa, fique atento: você pode sofrer de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
De 3% a 5% das crianças em idade escolar sofrem de TDAH, mas, devido, ao fato de apresentar sintomas confundidos com traços da personalidade, o mal muitas vezes passa despercebido. Por isso, em dois terços dos casos, os pacientes acabam levando a doença para a fase adulta.
As crianças com TDAH, por exemplo, geralmente são desatentas, impulsivas e hiperativas, apresentando problemas de rendimento, disciplina e relacionamento na escola. Se a doença não for diagnosticada e tratada na infância, na fase adulta os pacientes podem desenvolver males como depressão, ansiedade e dependência química.
As pessoas que sofrem de TDAH, muitas são inteligentes e com plena capacidade de realização pessoal e profissional, tem dificuldades de fixar a atenção em seus objetivos, o que resulta em pouca realização em todas as áreas. Também precisam de constante motivação para manter a atenção em seus objetivos.
O tratamento para TDAH é feito por meio de medicamentos – principalmente estimulantes e antidepressivos – que abastecem o organismo com as substâncias que faltam para um melhor funcionamento cerebral e de psicoterapia comportamental.
*Edson Sandoval Barbosa é médico formado pela Universidade Federal do Paraná.
Mestre em Psicologia Social e da Personalidade e Especialista em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pela Pontifícia Universidade Católica do RS.