Tênis para corrida: veja como escolher

Muitas pessoas correm diariamente pela orla das praias ou nas academias com um único objetivo: adquirir o corpo ideal. Poucos se lembram deles: os tênis! Eles são fundamentais, podendo até interferir na qualidade do seu treino ou da sua corrida.

Existem tênis adequados para cada ocasião, existem os sociais, os mais descolados e também os ideais para correr. Você está enganado se acha que para correr pode ser qualquer tênis, têm que escolher de acordo com o seu pé, o ambiente da corrida e também verificar diversas propriedades do tênis. Tudo isso para que você treine da melhor forma possível sem se machucar.

Para ajudar você nessa escolha, vamos te dar as dicas certas para escolher o melhor tênis de corrida.

Tênis para corrida: veja como escolher (Foto: Divulgação)
Tênis para corrida: veja como escolher (Foto: Divulgação)

Categorias dos tênis

Todos os tênis de corrida são classificados em 5 categorias, sendo elas: estabilidade, controle de movimento, amortecimento, performance e trilha. Além desses, também há os tênis específicos para competições, que devem ser usados apenas nessa situação. Saiba como identificar cada categoria para escolher o certo abaixo:

A categoria “controle de movimento”: são os tênis mais rígidos e também mais pesados. Eles duram mais que os outros tênis e têm solado plano que oferece mais estabilidade e suporte na hora da corrida. Esse tipo de tênis deve ser usado em casos de uso de palmilhas especiais que precisem de solado firme.

A categoria “estabilidade”: conta com um solado semi-curvo, e deve ser usado se você tiver um peso médio e não tiver problemas de controle de movimento do seu pé. Ele oferece suporte e mais amortecimento. Também costuma durar bastante.

A categoria “amortecimento”: conta com uma sola mais macia e também com mais amortecimento. Os solados são curvos e semi-curvos, e deve ser usado por corredores com o arco do pé alto e também para aqueles que não necessitam de suporte extra.

A categoria “performance”: é formada por tênis leves e costumam ser usados em competições rápidas. Esse tênis é ideal para corredores rápidos e também em casos de provas que necessitam de mais amortecimento e suporte.

A categoria “trilha”: conta com tênis que devem ser usados em trilhas ou em locais com lamas. Eles são bem estáveis e costumam durar um bom tempo, e ele só deve ser usado em estradas precárias ou em trilhas mesmo. Para esse tipo de categoria há alguns tênis específicos da Adidas.

 

Tênis para corrida: veja como escolher (Foto: Divulgação)
Tênis para corrida: veja como escolher (Foto: Divulgação)

Formato do pé também influencia na hora de escolher

Os pés não são todos iguais, cada um tem seu comprimento e também sua largura. Isso deve ser levado em conta na hora de comprar um tênis, compre um que se adeque perfeitamente ao seu tipo de pé. Se ele for mais largo dos lados, compre um tênis da mesma forma. Você precisa de conforto nos pés, não compre algo que só irá lhe trazer prejuízos.

Cuidado com o peso

Sim, o seu peso pode danificar o seu tênis. Por exemplo, tênis de corredores mais pesados costumam durar menos do que os outros. Para evitar isso, compre os tênis que duram mais e também prefira a sola de poliuretano, elas são bem mais resistentes do que as normais.

Tênis para corrida: veja como escolher (Foto: Divulgação)
Tênis para corrida: veja como escolher (Foto: Divulgação)

Local dos treinos

Verifique o lugar dos seus treinos, se é na rua, na academia ou também em situações precárias. Compre aquele que se encaixe melhor no lugar.

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.