Teratoma: como ocorre? Quais os sintomas?
Teratoma deve ser diagnosticado o quanto antes para ter chances de cura, conheça tudo sobre ele
O Teratoma é um câncer que pode se instalar nos ovários ou nos testículos, podendo ser maligno ou benigno, as suas causas ainda são frequentemente desconhecidas, em alguns casos ele pode ser hereditário, mas isto nem sempre pode ser comprovado. A palavra Teratoma em grego significa “Tumor monstruoso”, podemos defini-la desta forma, pois a sua aparência realmente é muito feia. Lembrando que os Teratomas também podem aparecer em outros órgãos como o pulmão.

O que é o Teratoma?
O Teratoma é um tumor nos ovários que pode ser maligno ou beligno, deriva de células germinais pluripotentes, formado por diferentes tipos de tecidos oriundos de uma ou mais camadas germinais. O Cisto Dermoide Ovariano é o mais comum do Teratomas, sendo um tumor misto, com diferentes tipos de tecidos derivados dos 3 folhetos embrionários (dentes, material sebáceo, pele, cabelo, tecido nervoso, ósseo, entre outros), não é para menos que é chamado de monstro.

Onde pode aparecer o Teratoma?
O mais comum do Teratomas é o Cisto Dermoide Ovariano, que é um tumor misto, com vários tipos de tecidos derivados dos 3 folhetos embrionários. Mas também pode aparecer nos testículos em adultos e na região sacrococcígea em criança, podendo ser maligna ou benigna. Ainda é possível que o Teratoma apareça no pulmão e em casos mais graves se espalhe pelos outros órgãos. Não são completamente conhecidas as causas dos Teratomas, segundo alguns estudos feitos em camundongos a partir de células-tronco embrionárias ele pode estar associado a um defeito hereditário e muitas vezes não congênito. O Cisto Dermoíde benigno é o mais comum dos Teratomas, geralmente aparece na mulher quando está em idade reprodutiva, o câncer pode chegar a pesar alguns quilos.

Quais são os sintomas do Teratoma?
Os sintomas do Teratoma podem ser de diferentes maneiras, tudo depende de onde o câncer está instalado, mas um dos sintomas mais frequentes é a constipação, fraqueza nas pernas e incontinência fecal ou urinária. Os exames de sangue mostrarão um nível alto de beta-gonadotrofina coriônica humana e alfatetoproteína. Em casos mais avançado da doença ainda poderá ser sentido um inchaço em alguns lugares do corpo juntamente com uma pressão em alguma parte do corpo onde o tumor está instalado. O Teratoma se não for descoberto precocemente poderá se instalar em outros órgãos, correndo o risco destes de diminuírem o seu funcionamento.
Como saber se tenho Teratoma? Como foi mencionado a cima os sintomas do Teratoma geralmente são silenciosos podendo ser notado apenas quando já está em estágio mais avançado. Os exames clínicos de rotina, como tomografia computadorizada, ultrassom e raio-x, é que poderão fazer o diagnóstico mais preciso, para isto é preciso procurar atendimento médico.

Como é feito tratamento do Teratoma?
O tratamento será feito após o diagnóstico preciso feito com exames clínico para saber a localização e o tipo, mas o mais usual é a remoção cirúrgica e ainda se o câncer for maligno será necessário incluir as seções de radioterapia e quimioterapia. Boa Sorte!