BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Término de Relacionamento: o que acontece com seu corpo?

Terminar um relacionamento é algo sério e que pode afetar a vida de uma pessoa de diferentes maneiras. É comum ficar triste, afinal você passou um longo tempo com uma pessoa na sua vida e agora tudo isso está mudando.

Entretanto, o término de relacionamento pode gerar efeitos no seu corpo e na sua vida que você nem imagina. Muitas vezes não relacionamos o término com essas mudanças, mas ele pode ser sim o causador.

Término de Relacionamento
Término de Relacionamento. Imagem:divulgação

O estresse está mais presente

Uma das coisas que acontece conosco após o término de relacionamento, é o estresse. Após o término, os níveis de cortisol e adrenalina em nosso organismo são aumentados, por isso acabamos ficando mais irritados. Isso pode gerar afastamento das pessoas mais conhecidas, para evitar se estressar ainda mais.

Dores físicas

Você já sentiu, de fato, dores no coração ao passar pelo término de relacionamento? Isso é totalmente comum e pode acontecer, de acordo com especialistas no assunto. Isso acontece porque as regiões do cérebro que possuem relação com a dor física, são ativadas pela dor emocional da rejeição, o que pode gerar as dores no coração.

Alterações no peso

Uma endocrinologista afirma que há uma relação entre distúrbios alimentares e quadros psicológicos, como a depressão e a ansiedade. O término de relacionamento pode ser um escape tanto para a depressão quanto para a ansiedade, o que pode levar ao aumento ou perda de peso.

Insônia e abstinência

Uma psicóloga conta que o nosso sono é diretamente afetado pelo término de relacionamento, pois acabamos ficando preocupados com o a nossa vida daqui para frente e isso gera uma espécie de ansiedade que afeta as horas de sono. Nós não nos concentramos em dormir e sim em pensar no término, o que gera a insônia.


Já a abstinência está ligada ao fato do término afetar o centro de recompensa do nosso cérebro. Durante o relacionamento, hormônios como a dopamina, serotonina e ocitocina são aumentados, pois são responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Com o término de relacionamento, isso não acontece mais e a falta desses níveis pode ser expressada de diferentes formas, como palidez, tremedeira, sensação de frio, entre outras.

O término de relacionamento nunca é fácil, mas é importante encontrar maneiras de superar e de passar por tudo isso que relatamos de uma maneira que não prejudique mais ainda a sua saúde.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *