Topiramato usado para emagrecer? Conheça os perigos!
Inúmeros efeitos colaterais colocam em risco sua saúde. Conheça os perigos de tomar topiramato para emagrecer
É muito comum as pessoas correrem das academias e das dietas saudáveis para buscar a perda de peso através de remédios que prometem emagrecer rapidamente. Mas é aí que se esconde o grande perigo e a frustração de não conseguir emagrecer. Grande parte desses remédios (como o orlistate por exemplo ) escondem efeitos colaterais e enormes perigos para saúde que muitas vezes são ignorados pelos usuários. O remédio da vez é o topiramato, medicamento indicado para tratamento de epilepsia, e que agora está sendo consumido para emagrecer. Conheça os perigos de consumi-lo.
O que é topiramato?
O remédio topiramato (vendido como topamax) foi descoberto no ano de 1979 nos Estados Unidos com a finalidade de combater enxaquecas, convulsões e epilepsias. No entanto, um dos efeitos colaterais de quem consumia esse remédio era a falta de apetite, ou seja, as pessoas que o consumiam para tratar convulsões acabam consequentemente emagrecendo. Dessa forma após a proibição de emagrecedores à base de anfetaminas, a procura pelo topiramato com essa finalidade aumentou e os outros perigos que o remédio poderia causar foram ignorados.
Quais os perigos?
O topiramato tomado com a finalidade correta (anticonvulsivo) já acarreta inúmeros efeitos colaterais, entre eles a perda de peso. O quadro se agrava quando a pessoa consome o remédio unicamente para emagrecer. Saiba todos os problemas que podem acarretar o uso do medicamente sem a prescrição médica:
Problemas psicológicos: Inicio de transtorno bipolar, agressividade, sintomas psicóticos, sonolência, memória fraca, dificuldades na visão, distúrbios da linguagem e depressão
Gastrointestinais: vômitos, tonturas, dor abdominal e alteração do paladar.
Renais: Cálculo renal
Perda de peso: O topiramato atua diretamente no sistema nervoso diminuindo a sensação de fome, ou seja, você passa a comer menos e consequentemente emagrece. No entanto, isso não deve ser visto de forma positiva, até porque não é essa a finalidade do medicamento e sim um efeito colateral. O emagrecimento excessivo além de debilitar a saúde, abaixar o sistema imunológica pode acarretar o desenvolvimento de anorexia, doença que acarreta o desenvolvimento de outros problemas de saúde.
O topiramato pode sim em alguns casos ser recomendado pelos médicos com a finalidade de emagrecer, mas isso só ocorre em casos de extrema obesidade e com todo um acompanhamento clínico. Então se alguma amiga sua recomendou, ou você leu na internet que pessoas emagreceram e não aconteceu nada com elas fique atenta, você pode estar colocando sua saúde em risco. Procure sempre orientação de bons profissionais de saúde e evite se automedicar.
Gostou da matéria? Você já tomou topiramato? Conte pra gente sua experiência ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.