Transtorno bipolar: como ocorre? quais causas e tratamentos?
Cada vez mais as pessoas têm sofrido com algum tipo de doença, seja orgânica ou psicológica. Não existe apenas um motivo que justifique este fato, além dos fatores genéticos, também existem os fatores externos, como a má alimentação e o estilo de vida. Para que você possa saber se sofre de algum tipo de doença, o ideal é que você procure um profissional da área.
Atualmente temos escutado muito sobre o Transtorno Bipolar, mas ela já existe há algum tempo, no passado, o transtorno bipolar era conhecido pelo nome de psicose maníaco-depressiva.

Causas do Transtorno Bipolar
A principal causa do Transtorno Bipolar é genética, ou seja, quando se herda a predisposição para a doença. Entretanto, o que se herda é apenas a predisposição e não a doença. Para que a doença se manifeste é necessário que outros fatores contribuam, como o ambiente e o estilo de vida, por exemplo. Isso significa que o fato dos pais serem bipolares não significa que a criança vai manifestar a doença.

Fatores que contribuem para melhorar o humor.
Ao fazer uma dieta muito restritiva, ficamos mau humorados e irritados, ao mesmo tempo que, quando comemos uma barra de chocolate por exemplo, ficamos alegres. É normal indivíduos com diagnóstico de bipolaridade, ficar alegre após comer a barra de chocolate e em seguida, ficar triste, porque sentirá uma sensação de culpa, devido ao fato que chocolate é altamente calórica.
Praticar atividades físicas é fundamental para melhorar nosso humor. Ao praticarmos exercício físico os níveis de neurotransmissores, como a noradrenalina, a serotonina, a endorfina e a dopamina, que produzem uma sensação de bem estar são elevados. Essa sensação prazerosa permanece mesmo depois de terminado o exercício. Recomenda-se que o paciente pratique uma atividade que ele goste. O melhor esporte que existe é aquele que o indivíduo pratica por prazer.
Pacientes bipolares devem seguir essa regra, identifique-se com tudo o que você ama e preencha com isso a sua vida. Quanto mais seu dia for preenchido com atividades prazerosas, mais sutil serão as mudanças no humor.
Algumas pessoas adoram ler, outras gostam de fazer compras, portanto, descubra tudo aquilo que te de prazer.
A principal característica do transtorno bipolar é a instabilidade de humor em dois polos extremos, ou seja, em um momento o portador está agitado e alegre, logo em seguida, triste e depressivo. Qualquer pessoa pode desencadear a doença, mas o mais comum é dos 20 ao 35 anos. Crianças também podem sofrer com a enfermidade.

Tipo de Tratamento para adultos e crianças com Transtorno Bipolar
Lítio – Regula os neurotransmissores, mas não é recomendado para todos pacientes.
Medicamentos anticonvulsivantes –Esses tipo de medicamentos ajudam a controlar as crises.
Antidepressivos – Geralmente é associado a outro tipo de medicamento.
Estilo de vida – Disciplina é muito importante; o paciente não deve ingerir cafeína e deve evitar o uso de álcool.
Psicoterapia individual – Principalmente crianças precisam de auxilio para enfrentar o problema, precisam também falar sobre conflitos que possam desencadear as crises.
Terapia familiar – Os pais precisam aprender como devem agir, isso é muito importante para o tratamento