Unha encravada: dicas para evitar e como curar!
Sofrendo com unha encravada? Saiba como acabar com ela e evitar que aconteça de novo. Clique e confira agora mesmo!
Quem nunca sofre uma dor no pé entre a unha e a pele? Quem nunca passou por isso? Pois é, os pés tem sido alvo de estudos frequente ultimamente, uma vez que os calçados inadequados causaram uma “epidemia” de unhas encravadas e defeituosas. Sem a preocupação em ter uma medida padrão às indústrias calçadistas brasileiras desenvolvem calçados de vários formatos e cores, mas com pouco conforto. Depois de vários estudos e pesquisas elaboradas com inúmeros consumidores, o quadro começou a mudar e os padrões estão voltados para o conforto e bem estar dos pés aliados a produtos de qualidade e beleza. Mas sempre ficam marcas, com certeza você já deve ter usado um sapato que apertou os dedos dos pés e provocou unha encravada.

Unha encravada – como ela surge? como tratar?
Unha encravada pode surgir de vários fatores como formato e crescimento da unha, corte inadequado, calçado apertado, problemas genéticos, em fim os fatores que levam a esse problema realmente são inúmeros, mas o mais importante é saber que ele tem cura. Segundo a “Podóloga Taís Krause” da Clinica de Podologia Krause do Rio Grande do Sul. O melhor tratamento para unhas encravadas é o corte certo, que deve ser feito por um especialista e ter acompanhamento periodicamente, pois os casos são ímpares e merecem cuidados especiais conforme a sua necessidade. Podologia é uma profissão pouco conhecida no Brasil a maioria das manicures é que fazem esse serviço, mas não é a forma correta de trata-lo, segundo Taís. Para solucionar o problema é preciso conhecimento de área, principalmente para tratar unhas encravadas de pessoas com diabetes.

Corte da unha encravada
A mais frequente causa de unha encravada possui relação com o corte errado da mesma. Caso esta fique muito pontiaguda pode machucar a pele adjacente e levar à enfermidade. Outros fatores que levam à formação da onicocriptose são o uso de sapatos apertados, traumas e machucados, por exemplo.
Pessoas que não tem acesso a um Podólogo ou Dermatologista podem fazer o corte da unha em casa. Confira algumas dicas fundamentais:
– Deixe os pés de molho em água morna por aproximadamente 20 minutos,
– Lave bem a unha para retirar todo tipo de resíduos que possam estar nas laterais;
– Faça o corte de maneira que fique reta sem pontas para cravar na carne;
– Em seguida passe uma solução antisséptica adstringente como Melaleuca, ela evita que infeccione o local.

Se mesmo após fazer o corte da unha ela continuar incomodando procure um profissional para que ele possa tratar o problema de forma adequada para que não volte a incomodar. Com cuidados simples é possível manter as unhas sempre em bom estado, portanto faça o corte periodicamente e cuide o tipo de calçado que usa, de preferência com bico redondo ou quadrado.
Como evitar unhas encravadas
As dicas podem parecer simples mas são bem úteis:
- Não retire as cutículas, elas protegem as unhas da ação de substâncias químicas e microorganismos
- Não use calçados apertados ou de bico fino por muito tempo, prefira os de ponta arredondada para períodos longos de uso como os que encontramos na loja melissa por exemplo
- Se notar qualquer alteração na cor ou textura da unha procure um podólogo
- Use sabonete antisséptico e seque entre os dedos para evitar a micose interdigital (a famosa frieira)
- Quando for a uma esteticista aparar as unhas, solicite sempre alicates esterilizados
- Para pés ressecados, use creme à base de ureia, e passe preferencialmente à noite
- Lixar o calcanhar em excesso pode ressecá-lo ainda mais. O mais aconselhável é usar esfoliantes
Gostaram das dicas pessoal? Qualquer sugestão deixem nos comentários, beleza?