Unhas encravadas: dicas para tratar

Deve se ter alguns cuidados para evitar as unhas encravadas cortar as unhas sempre em linha reta é um deles, pois assim estamos evitando aqueles cantos crescerem dentro da pele, que costumam inflamar. Quando o dedo ficar com a ponta muito avermelhada é necessário procurar um profissional especializado para auxiliar na retirada da unha encravada.

Unhas encravadas dicas para tratar (Foto: Divulgação)
Unhas encravadas dicas para tratar (Foto: Divulgação)

Como tratar a unha encravada em casa?

Algumas dicas são importantes para tratar a unha encravada em casa: em primeiro lugar deixe o seu pé ou a mão de molho em uma bacia com água morna por cerca de 20 minutos, logo em seguida tente levantar o canto da unha que esta encravada na pele com uma pinça e tente colocar um pequeno pedaço de algodão ou gaze para mantê-la levantada. Ajudara mais se passar ainda uma solução antisséptica e cicatrizante para ajudar na cicatrização e evitar que infeccione.

Quando doer muito a sua unha encravada é indicado que se tome algum remédio analgésico ou anti-inflamatório para aliviar a sua dor.

Unhas encravadas dicas para tratar (Foto: Divulgação)
Unhas encravadas dicas para tratar (Foto: Divulgação)

Como prevenir as unhas encravadas?

Podemos prevenir as unhas encravadas com algumas formas bem simples como, por exemplo: cortar as unhas sempre de forma reta e nunca arredondada, pois as unhas redondas tem maior risco de encravarem e outra dica é usar sapatos confortáveis, que não apertem muito o seu pé.

Unhas encravadas dicas para tratar (Foto: Divulgação)
Unhas encravadas dicas para tratar (Foto: Divulgação)

O que fazer quando a sua unha encravada ficar com pus?

A unha encravada passa por vários estágios é necessário estar atento se não estivermos, a unha poderá inflamar criando assim um pus no local onde se encontra o problema, quando isto ocorrer é melhor procurar um dermatologista, pois nestes casos geralmente é necessário usar pomadas antibióticas para tratar a infecção. Mesmo usando a pomada será necessário levantar a unha e colocar um pouco de algodão ou gaze.

Quando é preciso fazer a cirurgia da unha encravada?

A cirurgia para a unha encravada é indicada para pessoas que sofrem com a frequência do processo de inflamação. Sendo indicada também quando a pomada antibiótica e a elevação da pele não tem o resultado esperado.

A cirurgia da unha encravada deve ser feita no consultório com o profissional especializado na área, na maioria das vezes não é necessário retirar totalmente a unha e a anestesia é local. O médico dermatologista ainda pode optar para tratar a unha com a aplicação de um ácido que destrói parte da unha que estava encravada.

Unhas encravadas dicas para tratar (Foto: Divulgação)
Unhas encravadas dicas para tratar (Foto: Divulgação)

Quais são os remédios indicados para unha inflamada?

O remédio indicado para aliviar os sintomas causados pela inflamação por causa da unha encravada é a aplicação de cremes ou pomadas com antibióticos e corticoides. Sendo indicado também o uso de soluções antissépticas e cicatrizantes, se a inflamação for muito extensa o paciente ainda poderá tomar antibióticos por via oral.

Lembrando que para iniciar o tratamento com a unha inflamada é preciso procurar orientações de um especialista nesta área médica, no caso um Podólogo, respeitando a dose indicada quando for tomar por via oral e quando usar a pomada aplica-la conforme as suas indicações. Já falamos também em outro artigo sobre mancha branca na unha, que deve ser investigada tambem.

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *