Varizes: por que elas aparecem? Como tratar?

Ninguém está livre delas, as varizes atingem mais da metade da população brasileira entre homens e mulheres. Mas afinal, por que elas aparecem e como tratar? O corpo & estética te explica agora.

As varizes são veias dilatadas que passam a ficar na parte visível das pernas. Porém o problema vai muito além, elas provocam um aspecto ruim à pele, causam inchaço, dor e em casos mais graves é necessário fazer cirurgia para eliminar o problema. Aliás, é muito bom lembrar que as varizes não aparecem só nas mulheres, os homens também são vítimas desse incômodo. Mas a pergunta que todos fazem: por que isso acontece? Vamos te explicar agora tudo sobre varizes e é claro te ajudar a prevenir e tratar. Confira!

O que são varizes?

Eu já havia dito brevemente o que são varizes, mas vamos explicar melhor como funciona. Nosso coração através das artérias bombeia sangue com os nutrientes e oxigênio que precisamos para todo nosso corpo. Mas tudo que vai, volta. Não é mesmo? Pois bem, o trajeto de volta do sangue é feito pelas veias e para ele subir das pernas até o coração é preciso ir contra a gravidade o que requer muito esforço, porém em alguns casos as veias não dão conta do recado e o sangue acaba acumulando, deixando as veias inchadas e expostas. Ficou claro? Então entenda agora os motivos para nossas veias não darem “conta do recado”.varizes

Por que as varizes aparecem?

Bom, a princípio são dois os principais fatores que causam as varizes. Primeiro é a questão hereditária, ou seja, passa de “pai para filho”, então se você tem familiares próximos a você e que sofrem com varizes, você tem uma grande chance de desenvolver o quadro. O outro principal fator que favorece o surgimento das “veias para fora” são os hormônios femininos, pois eles naturalmente diminuem a força das paredes das veias deixando-as mais fracas e com maior probabilidade de rompimento. Esse também é um dos motivos para que os casos de varizes sejam mais comuns entre mulheres do que entre homens. Claro que além desses fatores outras atitudes influenciam para o enfraquecimento das veias e o aparecimento das varizes, como: ficar muito tempo em pé ou sentado, sobrepeso, gravidez e o envelhecimento natural das veias.

Já tenho varizes, como tratar?

Para o tratamento das varizes o método mais comum e indicado é o procedimento cirúrgico. Nele o cirurgião irá fazer pequenas incisões e retirar as veias afetadas. O processo é rápido, o tempo de hospitalização também e a recuperação é feita em casa. Conheça também os demais tratamentos:

Laser endovenoso: Nesse procedimento o laser é aplicado diretamente nas veias afetadas destruindo-as por meio do calor.

Radiofrequência: Tem o mesmo princípio do laser, a radiofrequência atua na veia esquentando-a e cauterizando.

Injeção de espuma: Aqui é injetado produtos, em alguns casos uma espuma específica, para que a veia seque e suma da sua pele.

Como prevenir o aparecimento de varizes?

Primeiro vamos acabar com um mito: Salto alto não é o vilão das varizes. Claro que um salto de 15 cm vai dificultar a circulação do sangue, mas o que devemos mesmo evitar é ficar muito tempo em uma mesmo posição, porém se for necessário opte por meias elásticas específicas. Aproveite também para praticar exercícios físicos, como caminhadas e ter uma hábito de vida saudável.

Existem receitas caseiras que prometem amenizar a aparência e as complicações das varizes menores. A primeira é a massagem com vinagre de maçã. Ao final do dia em uma bacia coloque o vinagre da maçã e comece a massagear suas pernas do calcanhar em direção ao joelho em seguida deite com as pernas para cima com a ajuda de almofadas. Também é recomendado o consumo do suco de mirtilo.

As varizes podem ser inevitáveis para qualquer um, mas algumas mudanças de atitudes e alguns cuidados redobrados podem nos auxiliar para evitar o surgimento das “teias de aranhas” ou pelo menos adiar, até porque o mais comum é que aparecem a partir dos 40 anos.

 

O que achou da matéria? Você tem varizes? Conte pra gente como você faz para cuidar, ou deixe nos comentários dúvidas e sugestões. Espero ter ajudado, até a próxima leitores!

 

Jessyka

Jéssyka Saquetto é Redatora Web, estudante de jornalismo e uma aficcionada pela escrita. Além do Corpo & Estética ela vive agindo e produzindo por aí em vários outros sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *