Verminoses: como evitar?

As pessoas – e animais – ficam doentes, ou seja, pegam os parasitas, através da ingestão de alimentos ou de água contaminada. Também é possível que isso aconteça através de pequenos ferimentos na pele. A verminose é uma doença causada pela presença de diversos parasitas no organismo; pode afetar crianças e adultos, mas com alguns métodos simples é possível evitar que esse tipo de doença se prolifere. Ela nada mais é do que uma infecção intestinal muito frequente no nosso país que, além de aparecer em humanos, também pode afetar os animais. As consequências da verminose são inúmeras e nos casos mais severos, é possível levar a óbito. Você não quer que isso aconteça, não é? Portanto, veja a seguir as melhores formas de evitar que os parasitas se alojem no seu organismo.

Verminoses: como evitar? (Foto: Divulgação)
Verminoses: como evitar? (Foto: Divulgação)

Tipos de Verminoses e Contaminação

Existem alguns tipos de verminoses que aparecem frequentemente nos pacientes diagnosticados com a doença. A mais popular é a ascaridíase que você já deve ter ouvido falar, mas com o nome de lombriga. Depois temos a teníase, conhecida pelo público como solitária. Tem também a oxiuríase, a tricuríase e a ancilostomíase, chamada de amarelão.

Verminoses: como evitar? (Foto: Divulgação)
Verminoses: como evitar? (Foto: Divulgação)

Conheça os sintomas dessa doença

Você deve ficar atento se sentir alguns dos sintomas que serão falados aqui. No entanto, eles não são exclusivos da verminose e por isso não caracterizam somente essa doença, mas outras tantas. Mesmo assim você deve ir ao médico para realizar exames e verificar qual o seu problema.

A verminose pode causar enjoo, cólicas, fraqueza, falta de disposição, perda de peso, febre, vômito, problemas respiratórios e diarreia. Eles não demoram a aparecer, por isso fique atento.

Verminoses: como evitar? (Foto: Divulgação)
Verminoses: como evitar? (Foto: Divulgação)

Consequências e tratamento

A verminose tende a ter como consequência a desidratação, que acaba ocorrendo quando a doença já está em uma fase crítica. No entanto, outros problemas podem surgir como obstrução intestinal, anemia progressivamente mais grave, retardo do envelhecimento físico, entre outros.

O tratamento deve ser receitado por um especialista; é feito principalmente por antiparasitários que devem ser ingeridos de acordo com a recomendação.

Verminoses: como evitar? (Foto: Divulgação)
Verminoses: como evitar? (Foto: Divulgação)

Veja como evitar a Verminose

Você deve se proteger e evitar o máximo que a verminose lhe ataque ou ataque seus entes mais próximos. Para isso você deve tornar hábito algumas práticas simples que poderão reforçar o seu sistema imunológico. Por exemplo, é essencial lavar as mãos sempre que for ao banheiro e antes das suas refeições.

Além disso, beba apenas água filtrada ou fervida, lave muito bem os seus alimentos antes de prepará-los, coma em locais limpos, realize exames parasitológicos, coma carne bem passada e evite andar descalço. São coisas simples, mas que quando esquecidas podem trazer um grande problema para saúde. E, por outro lado, quando feitas regularmente podem evitar não só a verminose, mas como diversas outras doenças. Não se esqueça: se você sentir um ou mais dos sintomas citados anteriormente, não hesite em ir ao médico. Se não for verminose, poderá ser qualquer outra coisa e é fundamental descobrir para que você possa ser tratado com os medicamentos corretos.

 

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.