BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Verrugas: por que ocorrem? Como tratar?

Conheça tudo sobre o problema das verrugas, como ocorrem e como é possível tratar. Acompanhe conosco!

As verrugas geralmente são causadas por vírus. Elas crescem em vários lugares de nossa pele e não causam dor. Elas podem sumir sozinhas e ser de vários tamanhos e texturas diferentes. Existem diversos tipos de verruga.

Como elas ocorrem?

Verrugas: por que ocorrem? Como tratar? (Foto: Divulgação)
Verrugas: por que ocorrem? Como tratar? (Foto: Divulgação)

As verrugas podem aparecer em seu rosto ou em seu corpo por diversas causas. Elas são causadas através de um vírus conhecido como HPV. Esse vírus cria uma infecção em nossa pele e assim surgem as verrugas. O aparecimento delas é mais propenso quando há cortes ou pequenas lesões em sua pele.

As verrugas também são “transmissíveis”. Elas podem ser passadas de uma pessoa para outra através do toque ou através de atos sexuais sem camisinha.

Elas podem aparecer e desaparecer do nosso corpo a qualquer momento.

Tratando as verrugas

Verrugas: por que ocorrem? Como tratar? (Foto: Divulgação)
Verrugas: por que ocorrem? Como tratar? (Foto: Divulgação)

As verrugas não são perigosas para nossa saúde, mas é necessário que ela seja tratada e retirada para que não se espalhe pelo corpo. Apesar de ser comprovado que as verrugas podem desaparecer, ás vezes isso pode demorar muito. Por isso que um tratamento é fundamental para retirá-la da forma correta e também para que não haja transmissões para outras pessoas.

O problema pode ser resolvido com uma pequena cirurgia onde o médico pode aplicar algum tipo de ácido, cauterizar a verruga, aplicar nitrogênio líquido ou neve carbônica.

Essas são as formas ideais de tratar e retirar uma verruga. Existem muitos produtos cosméticos que também podem ajudar no tratamento, você pode usá-los e até a sua verruga pode sumir com eles.

Cuidados para ter com suas verrugas

Caso você tenha verrugas e não ache necessário o tratamento ou a retirada dela, é importante que cuidados sejam tomados para que você não se machuque e para que outras pessoas não se prejudiquem.


Não tente retirar sua verruga com as mãos ou com objetos cortantes, sempre procure um médico para retirá-la ou para receber orientações. Lavar a verruga e fazer curativo para protegê-la e evitar que haja o toque ou a transmissão para outras pessoas, é fundamental.

Os vários tipos de verruga

Existem 8 tipos de verrugas diferentes que podem aparecer no seu corpo, são elas: Verruga plantar, Verruga vulgar, Verruga plana, Verruga filiforme e Verruga anogenitais.

Verrugas plantares são aquelas que aparecem em seus pés e podem ser confundidas com calos. Elas são dolorosas.

Verrugas vulgares são as mais comuns, elas podem mudar de cor com o passar do tempo e costumam aparecer nas mãos, dedos, joelhos e unhas.

Verrugas planas são aquelas que aparecem no rosto.

Verrugas filiformes são lesões finas que geralmente aparecem em pescoços, pálpebras e lábios.

Verrugas anogenitais é o tipo mais perigoso, podem trazer para o portador algum tipo de tumor maligno. Elas aparecem nas regiões genitais.

Quando surgir uma verruga é importante verificar á qual tipo ela pertence para poder tratar e retirar o mais rápido possível. Não são todas que precisam ser tiradas, apenas se ela estiver se espalhando pelo seu corpo ou se for a verruga do último tipo.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

3 comentários

  1. Oi.
    Esses dias percebi que estou com uma verruga anogenitais.
    Ano passado nasceu uma verruga na minha mão, fui ao médico e lembro que ele falou que mesmo eu tirando ela, ela poderia aparecer em outras partes do corpo,..,no fim acabei comprando um remédio, passei na verruga e ela caiu.
    Eu estou com vergonha de falar isso para alguém. Não sei o que eu faço. Gostaria de tira-lá

  2. OI, TENHO UMA VERRUGA /SINAL ( NÃO SEI AO CERTO) NO BUMBUM SEMPRE TIVE DESDE DE CRIANÇA, E LENDO FIQUEI COM RECEIO DE SER HPV. O HPV PODE SER TRANSMITIDO DE MÃE PARA FILHO?
    ALÉM DESSE NO BUMBUM TENHO CABEÇA E ESTÃO FICANDO MAIORES.
    TENHO VERGONHA DE FALAR PARA ALGUÉM. GOSTARIA DE TIRÁ-LOS . O QUE FAÇO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *