BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Vitamina B12: o que é e como age no organismo

A vitamina B12 é uma das oito vitaminas que fazem parte do complexo B. Entre tantas vitaminas que existem hoje você vai saber a importância da b12, o que é e como age no organismo

 

Existem cerca de 13 vitaminas diferentes disponíveis (A, C, D, E, K) e as vitaminas do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 8, 9 e 12). Entre tanta variedade e centenas de benefícios é difícil saber a importância de todas para nossa saúde. Mas saiba, cada vitamina dessa é essencial para muitas funções específicas do nosso organismo e infelizmente nem sempre nosso corpo é capaz de produzir a dose diária que necessitamos. Pensando nisso, escolhemos hoje para explicar a vocês a vitamina B12. Importante na renovação celular, ela precisa ser ingerida todos os dias. Saiba o que é, como age e quais alimentos ingerir.

 

O que é vitamina B12?

vitamina b12

A vitamina B12 é um micronutriente fundamental no processo de metabolização dos lipídios, carboidratos e proteínas. Ela faz parte do complexo B, pois descobriu-se que a Vitamina B possui diversas outras vitaminas distintas com funções diversas, e por essa motivo foi dividia em oito categorias (1, 2, 3, 5, 6, 8, 9 e 12). A B12 é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, é solúvel em água e fica armazenada no fígado, órgão esse também responsável por eliminá-la.

Nosso corpo produz a vitamina B12?

Não! Nem os animais nem as plantas são capaz de produzir essa vitamina. Esse trabalho fica sob responsabilidade exclusiva de alguns micro-organismos presentes principalmente em alimentos como carne vermelha, fígado, frango, peixes, ovos e produtos lácteos (leite, queijo e iogurte).

Como essa vitamina age no organismo?

Depois de consumida a vitamina B12 atua no nosso organismo como responsável pela produção de novas células, ou seja, na renovação celular. Auxilia também na síntese de células vermelhas no sangue, controle do sistema nervoso e no desenvolvimento do corpo.

Benefícios da vitamina B12

Sabemos que todas as vitaminas trazem benefícios para nossa saúde, mas saiba em que a B12 vai te ajudar:

  • Combate a anemia
  • Energia e disposição
  • Redução do estresse e maior concentração
  • Reduz sintomas da depressão
  • Aumenta o sistema imunológico

Alimentos fontes da vitamina B12

Pessoas com mais de 14 anos precisam em média 2,4 mcg de B12 diariamente. As principais fontes dessa vitamina são: carne vermelha, fígado, frango, peixes, ovos e produtos lácteos (leite, queijo e iogurte), cereais integrais, levedo de cerveja, vegetais verdes e batata.


As vitaminas são fundamentais para quem deseja uma vida saudável e livre de doenças. Procure o máximo possível consumir essas vitaminas através dos alimentos, pois as vitaminas compradas em farmácias também são benéficas, mas seu resultado não será tão eficaz como as vitaminas obtidas através de uma boa alimentação.

 

Gostou da matéria? Quais são suas principais fontes de vitaminas? Conte pra gente ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Espero ter ajudado vocês e até a próxima.

Recomendados para você:

Sobre Jessyka

Jéssyka Saquetto é Redatora Web, estudante de jornalismo e uma aficcionada pela escrita. Além do Corpo & Estética ela vive agindo e produzindo por aí em vários outros sites.

Um comentário

  1. Maria das graças bezerra da silva

    Descobrir que estava com a falta de vitamina B12 através do exame de sangue.sentia muitas dores nas pernas e em baixo do pessoal..Era tão desagradável que me encomendava.aí meu médico me recomendou fazer um tratamento de 06 meses tomar a vitamina B12 engetavel ..Estou na segunda ampola..Mas como coisas que cont a vitamina pra eu melhorar.tenho 63 Anos de vida .e tenho problemas com depressão acho que estou bem melhor Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *