Vitamina E: conheça os benefícios pra saúde

Veja como a Vitamina E ajuda sua saúde e como consumir no seu dia a dia! Veja seus efeitos e benefícios!

No Mundo atual, as pessoas tem descuidado cada vez mais da alimentação, e isso acaba acarretando graves problemas, como a falta de nutrientes e vitaminas no organismo. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre a vitamina E e sua importância para nossa saúde. Vamos explicar como ela age, o que ajuda nosso organismo, como consumir e até onde comprar mais barato.

Vitamina E

Se você quer minimizar os efeitos do envelhecimento através de um potente agente antioxidante, então é melhor começar a consumir vitamina E adequadamente na sua alimentação. Na prática de atividade física intensa, ela pode se tornar um grande aliado, pois diminui os danos causados pelos radicais livres e fortalece a imunidade dos praticantes de corrida. Conhecido também como Tocoferol, o nutriente é uma vitamina lipossolúvel, responsável por acelerar a cicatrização de ferimentos, proteger de doenças crônicas como Parkinson, Alzheimer, câncer e problemas cardiovasculares, ajudar na fertilidade feminina e masculina e prevenir o dano oxidativo das células, aumentando a longevidade e fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, melhora a absorção da vitamina A no organismo.

Principais efeitos da deficiência de vitamina E

Vitamina E: conheça os benefícios pra saúde (Foto: Divulgação)
Vitamina E: conheça os benefícios pra saúde (Foto: Divulgação)

Níveis muito baixos de vitamina E são extremamente raros em pessoas saudáveis, uma vez que há muitos alimentos com vitamina E, suas fontes são abundantes e que ela pode, como uma vitamina lipossolúvel, ser armazenada pelo corpo. A deficiência de vitamina E, que ocorre em pessoas subnutridas ou com problemas na absorção de gorduras, provoca, porém, uma série de males. Em primeiro lugar, o efeito anticoagulante da vitamina E pode fazer falta ao corpo, de modo que coágulos possivelmente perigosos podem se formar no sistema circulatório.

A ação antioxidante na proteção das gorduras também deixa de existir, de modo que as células passam a sofrer danos. Especialmente perigosos são os danos às células nervosas, cuja bainha de mielina se enfraquece. O sistema imunológico, em caso de falta de vitamina D, se enfraquece. O corpo fica ainda menos resistente com a queda nos níveis de glóbulos vermelhos, que pode provocar anemia. Além disso, uma deficiência prolongada deve causar uma queda nos níveis de cálcio e potássio, de modo que os ossos e os músculos têm seu funcionamento prejudicado e podem se degradar.

Principais fontes de vitamina E

Vitamina E: conheça os benefícios pra saúde (Foto: Divulgação)
Vitamina E: conheça os benefícios pra saúde (Foto: Divulgação)

São abundantes as fontes naturais onde encontrar a vitamina E. A vitamina E concentra-se significativamente em vegetais verdes escuros, entre os quais as maiores concentrações se encontram no espinafre e nos aspargos. Entretanto, uma vez que a vitamina E é uma vitamina lipossolúvel, também pode-se encontrá-la facilmente em alimentos com gorduras saudáveis, como sementes (sobretudo a semente de girassol), amêndoas, e peixes oleosos (como o salmão e a popular sardinha). Vegetais gordurosos, como o abacate, também são alimentos onde encontrar vitamina E.

Como consumir Vitamina E

Se você não tem tempo para consumir Vitamina E naturalmente, pode tomar em cápsulas de pro vitamínicos, como o centrum por exemplo.

centrum vitamina e

 

Confira 7 Benefícios da vitamina E para a saúde

  1. Ação Antioxidante

Entre as funções e benefícios da vitamina E, sua ação antioxidante é provavelmente a mais importante. Através dessa função a vitamina E é capaz de neutralizar os radicais livres, substâncias que figuram como uma das causas de muitas doenças crônicas e degenerativas.

Também em virtude de sua ação antioxidante, a vitamina E protege as gorduras do corpo contra a oxidação. Essa proteção é importante em vários níveis, a começar pela defesa da membrana plasmática, isto é, da membrana exterior das células. Essa defesa contribui para o bom funcionamento de todas as funções celulares.

  1. Prevenção de doenças cardiovasculares

Outra importante gordura protegida pela vitamina E é o colesterol LDL (o colesterol “mau”). Também nesse caso a proteção é importantíssima, pois o colesterol LDL se torna muito mais perigoso caso seja oxidado, uma vez que passa a se acumular nas artérias e dá início ao processo de arteriosclerose. A vitamina E zela pela saúde circulatória de modo geral, já que uma de suas funções é a formação dos glóbulos vermelhos, atua na dilatação dos vasos sanguíneos e previne a formação de coágulos dentro do sistema circulatório.

  1. Pele

A ação antioxidante é também reconhecida pelos seus benefícios estéticos, uma vez que os radicais livres são associados aos efeitos indesejados do envelhecimento. Um dos benefícios da vitamina E é sobretudo, a boa aparência da pele, motivo pelo qual é muito usada pela indústria de cosméticos. É possível encontrar, por exemplo, quantidades consideráveis de vitamina E nos filtros solares. Nesse sentido, a propriedade mais relevante da vitamina E é manter a hidratação natural da pele.

  1. Sistema imunológico

Além dessas funções, um dos importantes benefícios da vitamina E é a manutenção do sistema imunológico. Numerosas pesquisas indicam que a imunidade depende amplamente de bons níveis de vitamina E, que demonstra sua eficácia especialmente em pessoas com a imunidade debilitada pelo envelhecimento ou por quaisquer doenças.

  1. Saúde muscular e óssea

Como um efeito indireto, a vitamina E contribui para a saúde muscular e óssea, uma vez que é necessária para as funções de absorção e de uso do cálcio e do potássio, minerais importantes para o funcionamento e manutenção dos tecidos muscular e ósseo.

  1. Ganho de massa muscular

A vitamina E certamente contribui para o ganho de massa muscular. Além de influenciar a saúde muscular indiretamente através do sistema circulatório e dos níveis de cálcio e potássio, a atuação antioxidante da vitamina E protege os músculos dos radicais livres que são normalmente liberados após os treinos de resistência muscular. Dessa forma, os músculos se recuperam mais rápido e melhor, o que facilita o ganho de massa muscular.

  1. Perda de peso

O tema dos benefícios da vitamina E sobre a perda de peso é cheio de mitos. A ideia de que a vitamina E acelera o metabolismo é o fundamento mais frequentemente utilizado para justificar a influência da vitamina sobre a perda de peso. Na verdade, porém, a vitamina E não contribui para isso diretamente. Entretanto, é possível falar de uma contribuição indireta da vitamina E para o emagrecimento: uma vez que a massa muscular aumenta o gasto calórico do corpo, é possível que a perda de peso seja um efeito colateral do ganho de massa muscular facilitado pelos bons níveis de vitamina E.

Bom pessoal, espero que tenham curtido as informações e que consigam consumir a Vitamina E com sucesso!

 

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *