Vitiligo: como ocorre? Tem tratamento?
O Vitiligo é uma doença cutânea que afeta milhares de pessoas por todo o mundo, independente da sua cor, da sua condição social e financeira. Felizmente, essa doença não afeta a vida do portador e nem é transmissível, mas pode trazer sérios problemas de autoestima e depressão para quem o tem.

O que é Vitiligo
Como falado, é uma doença cutânea que causa a perda da pigmentação da pele, ocasionando o surgimento de manchas em diversas áreas da pele. Essa doença pode afetar qualquer parte do corpo, incluindo cabelo, olhos e o interior da boca.
É uma doença que afeta qualquer pessoa, independente do seu tipo de pele. Vitiligo não é contagioso e muito menos apresenta riscos á vida do seu portador, como falado antes, apenas pode trazer transtornos de autoestima. Existe um tratamento para a doença, no qual a aparência da pessoa é melhorada. Também existe cura, mas infelizmente não depende apenas do tratamento terapêutico.
Além disso, há dois grupos de vitiligos, onde encontramos até sete tipos da doença.
Tipos de Vitiligo
O primeiro grupo é o Vitiligo Localizado, onde uma ou mais manchas acabam surgindo em no máximo 3 áreas do corpo em pouco tempo, evoluindo de forma rápida e logo, seguido de uma estabilização. O Vitiligo Localizado ainda pode ser classificado em segmentar (manchas em apenas um lado do corpo), focal (manchas nas mãos, axilas, pés ou pálpebras) e mucoso (manchas nos lábios e na região genital).
O segundo grupo é o Vitiligo Generalizado, quando o Vitiligo do tipo focal acaba se desenvolvendo para a forma generalizada. Nesse caso as manchas são simétricas, acontecendo nos mesmos locais e lados do corpo. Esse grupo de Vitiligo pode evoluir tanto rapidamente quanto lentamente e, se estabilizar após um tempo. No grupo Vitiligo Generalizado você pode encontrar até 4 tipos da doença: vulgar (manchas simétricas em diversos locais do corpo), misto (mistura do tipo vulgar e segmentar), universal (atinge mais de 70% do corpo) e acrofacial (manchas no rosto, pés e mãos).

Causas do Vitiligo
Ainda não se sabe concretamente quais são as causas da doença, apenas que ela ocorre quando as células formadoras de melanina acabam morrendo ou deixam de produzir melanina. Melanina é o pigmento responsável por dar cor à nossa pele.
Os especialistas acreditam que Vitiligo é uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico ataca e destrói as células formadoras de melanina.
Sintomas do Vitiligo
O principal sinal da doença é a despigmentação da pele, ocasionando manchas por todo o corpo. Além disso, também há outros sinais que você pode perceber, como:
– Despigmentação do cabelo, cílios, sobrancelhas ou barba;
– Perda ou alteração da cor da camada interna do globo ocular;
– Manchas ao redor das axilas, umbigo, órgãos genitais e reto;
– Manchas em todo o corpo;
– Manchas em apenas um lado do corpo, como o vitiligo segmentar;
– Manchas em apenas uma parte do corpo, como o vitiligo focal;

Tratamento do Vitiligo
Há diversos tratamentos disponíveis para melhorar a aparência da pele e restaurar um pouco sua cor. Os resultados dos tratamentos variam de acordo com cada organismo, de forma imprevisível. Alguns medicamentos usados podem trazer muitos efeitos colaterais, por isso, em alguns casos, os especialistas indicam apenas alguns cosméticos para melhorar a aparência. Em outros casos, é exigido um tratamento mais rigoroso.
Nem sempre o tratamento é suficiente para controlar a doença, mas em alguns casos o organismo do paciente reage de forma eficaz e acaba regredindo a doença. Alguns medicamentos como cremes, se forem usados no começo da doença, podem ajudar a manter a aparência de sua pele.