BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Yoga: conheça o que é e como pode ajudar seu corpo e mente!

Explicamos tudo sobre a yoga, como ela funciona, história e até como ajuda seu corpo e mente a alcançar o equilíbrio. 

Quando falamos em Yoga, muita gente costuma pensar que é uma religião; outros afirmam que é uma ciência; outros que é uma filosofia; há ainda outros que o consideram uma psicologia, uma terapia, uma fisiologia, uma dança, uma atividade física.Confuso, não? Para acabar com essa confusão, vamos explicar tudo sobre o Yoga, sua história, do que se trata e que benefícios pode lhe trazer para o corpo e para a mente. Vamos lá?

O que é a Yoga?

yoga

Indo direto ao ponto, o Yoga ou ioga, significa controlarunir. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta. O Yoga é um conceito é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica.

Yoga é relacionada ao budismo e ao hinduísmo, com práticas como exercícios e meditação para trabalhar a parte física e também a mente. Existem diversos ramos do yoga, como a raja-ioga, carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga e hata-ioga, e cada uma delas possui ações e atividades diferentes para trabalhar com os indivíduos.

Ele surgiu no Vale do Indo no Paquistão há mais de 5.000 anos. Hoje existem mais de 108 tipos, no entanto, topos os tipos de Yoga proporcionam vários benefícios para a saúde e para a mente.

O Yoga no Brasil oficialmente se iniciou em 1.936, com a vinda do francês Swami Asuri Kapila (1.901-1955) a Porto Alegre. Swami Asuri pertencia ao Ramana Ashram-Escola Internacional de Yoga e, em 1947, seu discípulo e amigo Sevananda Swami (Leo Alvarez Costet de Mascheville), do Suddha Dharma Mandalam, também francês e criador do Sarva-yoga (Yoga Integral), apresentou seus ensinamentos em um Congresso no Rio de Janeiro, diante de mais de 5.000 pessoas, entre eles o General Caio Miranda.

Como funciona?

A prática regular do yoga duas vezes por semana já é capaz de propiciar resultados e benefícios a curto prazo. O ideal é que seja praticado em um local limpo, tranquilo, se possível silencioso e com boa iluminação.

O Yoga é uma atividade saudável que trabalha corpo e mente, proporcionando muitos benefícios aos praticantes.Os seus efeitos transcendem o físico e se manifestam também no emocional, mental e até mesmo no espiritual.

A prática constante ajuda a reduzir os efeitos do diabetes e de doenças relacionadas ao aparelho respiratório; alivia dores corporais; melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, respiratório e digestivo; corrige a postura; fortalece o sistema imunológico e reduz o stress físico.

 

Benefícios da Yoga

-O Yoga promove relaxamento, aumenta a energia e a disposição. Também ajuda o praticante a desenvolver características pessoais importantes como a determinação e a força de vontade.

-O Yoga também funciona como um calmamente, ajudando a eliminar o estresse. Também é útil para combater a insônia — lembrando que quem dorme mal tem mais chances de ganhar peso.

-Devido ao fato de que o yoga fortalece o seu núcleo, você logo vai notar que a sua postura é melhorada ao praticá-lo por algumas semanas.

-Várias poses de yoga enviam o fluxo de sangue diretamente para a região pélvica, intensificando o desejo e a sensibilidade. Movimentos que exigem equilíbrio e contração abdominal podem reforçar o seu núcleo por causa do foco nos músculos pélvicos. Traz consciência de todo o corpo, também aumenta a auto-confiança e torna-a mais segura.


Celebridades como Rodrigo Santoro, Fernanda Torres, Carolina Dieckmann, Luciana Gimenez, Angelina Jolie, Britney Spears e até a popstar Madonna já apostaram no yogacomo forma de relaxamento, controle respiratório, alongamento, conquista de um corpo mais flexível, além, é claro, das sensações de conforto e bem-estar promovidas pelos exercícios.

No vídeo abaixo eles são explicados de forma mais fácil:

 

Tipos de yoga

Todo yoga que utilize o físico é intitulado Hatha Yoga. A partir daí, surgem inúmeras ramificações, cada qual priorizando determinadas características. O Hatha Yoga tradicional alia ásanas (posturas psicofísicas), pranayamas (exercícios respiratórios) e outras técnicas de relaxamento e concentração, num ritmo determinado pelo professor de acordo com as características da turma.

Outra modalidade é o Ashtanga Yoga. Essas aulas costumam ser bastante dinâmicas e baseadas na sincronização dos movimentos com a respiração, através de sequências de posturas distribuídas em seis séries. Já o Iyengar Yoga é um método que prioriza a questão dos alinhamentos e ajustes nos ásanas, dentro de uma sequência harmônica de movimentos.

Contra indicações

O Yoga pode ser contraindicado para pessoas com doenças graves, como aquelas que sofrem de problemas do coração, hipertensão, câncer, glaucoma, hérnia de disco e mulheres em período menstrual. Algumas posições, como muitas que se sustentam com a cabeça para baixo, podem causar a inversão do fluxo sanguíneo durante o período menstrual, prejudicando a saúde da mulher.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que vocês tenham aprendido mais sobre o Yoga. Uma outra técnica legal que já tratamos aqui também foi o Tai chi chuan, ao qual recomendo a leitura.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

 

Recomendados para você:

Sobre almy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *